Suíça busca filho de Gunilla von Bismarck por razões fiscais
A administração fiscal suíça publicou na internet um anúncio de busca de Francisco José Ortiz von Bismarck, filho da condessa Gunilla von Bismarck, figura de destaque na Espanha e descendente de Otto von Bismarck (1815-1898), artífice da unidade da Alemanha.
O semanário Sonntagszeitung informou que Francisco José Ortiz von Bismarck, cidadão alemão de 35 anos, está sendo procurado pela Suíça, citando um anúncio publicado no dia 21 de abril no diário oficial do país.
Neste anúncio Von Bismarck é convocado a se apresentar em um prazo de 10 dias e fornecer uma pessoa de contato na Suíça que possa representá-lo ante a administração fiscal.
"Trata-se de um processo de último recurso, quando uma pessoa que é alvo de um pedido de assistência administrativa em matéria fiscal não consegue ser contactada", indicou à AFP um porta-voz da Administração Federal das Contribuições (AFC).
A Suíça recebe milhares de pedidos de assistência administrativa por parte das autoridades fiscais estrangeiras em busca de evasores fiscais que teriam escondido fundos em bancos suíços.
A partir do momento em que a Suíça recebe este pedido, começa a investigar através dos bancos. Se nenhum banco puder contactar a pessoa procurada, a Suíça publica no site de seu diário oficial um anúncio de busca.
"Fazemos isso porque todos têm o direito de se defender quando são alvos de um pedido de assistência administrativa", acrescentou o porta-voz da administração suíça.
Até o momento não houve nenhuma reação por parte de Von Bismarck.