PUBLICIDADE

Europa

Sindicatos promovem greve nacional após explosão em mina

Número de mortos chega a 282; sindicatos denunciam "desrespeito" às normas de segurança

15 mai 2014 - 07h58
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Sindicatos convocaram greves nacionais por trabalhadores da indústria no país
Sindicatos convocaram greves nacionais por trabalhadores da indústria no país
Foto: Reuters

Quatro sindicatos turcos convocaram uma greve nacional nesta quinta-feira, em protesto contra o pior desastre industrial do país, que matou pelo menos 282 pessoas em uma mina de carvão no oeste da Turquia. A explosão aconteceu na última terça-feira.

Representando os trabalhadores em diversas indústrias, os sindicatos estão furiosos com o que dizem ser um desrespeito às normas de segurança na área de extração. A mina que explodiu em Soma, que fica a cerca de 480 km ao sudoeste de Istambul, foi concedida a uma empresa privada.

“Centenas de nossos irmãos trabalhadores em Soma foram levados à morte por serem forçados a trabalhar numa forma de produção brutal apenas para atingir o máximo de lucros”, disse um comunicado dos sindicatos.

“Apelamos à classe operária, aos trabalhadores e amigos para lutar por nossos irmãos em Soma”, disse o comunicado que ainda pede para que as pessoas se vistam de preto.

Resgate continua

Política reagiu aos protestos desta quinta-feira contra condições de trabalho no país; desastre dessa terça-feira já bateu recorde em mortos
Política reagiu aos protestos desta quinta-feira contra condições de trabalho no país; desastre dessa terça-feira já bateu recorde em mortos
Foto: Reuters

As equipes de resgate seguem trabalhando para retirar os corpos do local e as esperanças dos familiares diminuem com o passar do tempo, sendo que mais cem trabalhadores ainda podem estar soterrados.

O sentimento de indignação está em todo o país, que passa por uma década de crescimento econômico rápido, mas ainda sofre com os piores padrões do mundo de segurança no local de trabalho.

Moradores furiosos quebraram janelas de escritórios do governo local em Soma, na quarta-feira, segundo o primeiro-ministro Tayyip Erdogan, e protestos eclodiram em Istambul e em Ancara – além de alguns distritos destas cidades.

A operação de resgate foi dificultada na noite de quarta-feira, pois o fogo continuou dentro da mina, tornando extremamente perigoso para a equipe de resgate trabalhar na recuperação dos corpos.

<p>Mais de 280 pessoas foram mortas após explosão de mina de carvão em Soma</p>
Mais de 280 pessoas foram mortas após explosão de mina de carvão em Soma
Foto: AP

O Ministro de Energia turco, Taner Yildiz, disse que os sistemas de ventilação que bombeiam ar fresco para dentro da mina foram realocados e que as equipes estavam se preparando para retomar as buscas nesta quinta-feira.

Mais de 40 horas se passaram desde que o fogo iniciou na mina de extração de carvão.

Em 1992, uma explosão de gás matou 263 trabalhadores na província do Mar Negro de Zonguldak. 

Com informações da Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade