PUBLICIDADE

Europa

Turquia: passa de 270 n° de mortos em explosão de mina

14 mai 2014 - 16h58
(atualizado às 20h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Socorristas amparam vítima da explosão em mina da Turquia, nesta terça-feira</p>
Socorristas amparam vítima da explosão em mina da Turquia, nesta terça-feira
Foto: Cihan

Subiu para 274 o número de mortos na explosão de uma mina de carvão, na cidade de Soma, na província de Manisa, situada a cerca de 480 quilômetros a sudoeste de Instambul. Equipes de busca já resgataram 363 mineiros.

787 pessoas estavam no local no momento do acidente, a quem a população atribiu à negligência do governo.

Uma investigação promovida por sindicalistas e engenheiros será realizada paralelamente à investigação coordenadada pelo promotor da província Manisa, para averiguar se todas as medidas de segurança foram tomadas, como dizem os governamtes e a companhia privada Soma Holdings, que explora carvão no local desde 2005.

De acordo com o  jornalista correspodente da agência turca Cihan, Ergin Hava, o primeiro- ministro turco, Tayyip Erdogan, se nega a assumir as responsabilidades da tragédia e insiste em dizer que desastres dessa espécie acontecem em todo o mundo, embora a Turquia registre mais acidentes do que a maioria dos países industrializados.

O clima no país é de total desolação. Hava conta que as pessoas estão devastadas, já que grande parte dos homens da pequena cidade de Soma trabalhava na mina. Centenas ainda aguardam por notícias de familiares, vítimas do acidente, em hospitais locais. Muitos feridos tiveram de ser transferidos para centros médicos de outras cidades porque muitos dos hospitais da cidade de Soma não têm unidades preparadas para tratar de vítimas de queimaduras.

"Esse número é inaceitavelmente alto, as pessoas estão chocadas e exigem explicações", disse Hava. Os turcos esperam que o primeiro ministro Ergogan renuncie à exemplo do premiê Chug hong-won, após o naufrágio da balsa Sewol que matou mais de 200 de passageiros na Coreia do Sul", completou.

Erdogan também vem negando comentários de que um garoto de 15 anos estaria trabalhando na mina, o que é proibido pelas leis turcas, que teria inflamando ainda mais a ira da população.

Hava lembra que o governo se eximiu de culpa quando um acidente semelhante aconteceu na Turquia em 2010, e prometeu melhorar as condições de segurança em minas do país.

A população espera ansiosa por respostas que só serão obtidas com os relatórios das investigações. O pior desastre que o país já havia presenciado aconteceu em 1992, quando 270 operários morreram. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade