Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Polonês diz que papa Francisco é " homem de João Paulo II"

14 mar 2013 - 11h58
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O cardeal Stanislaw Dziwisz, antigo secretário de Karol Wojtyla e um dos eleitores no Conclave que escolheu o papa Francisco, disse nesta quinta-feira que o novo pontífice é "um homem de João Paulo II" e lembrou que ambos tinham visões comuns sobre a Teologia da Libertação. Dziwisz também afirmou que o cardeal argentino não viu no marxismo soluções para os problemas sociais.

Em declarações aos meios de imprensa poloneses, Dziwisz adiantou que os cardeais poloneses convidarão, "provavelmente amanhã", o novo pontífice para que visite a Polônia em 2016, por conta do 1.050° aniversário da conversão deste país eslavo.

"Acho que não rejeitará o convite", explicou Dziwisz em declarações aos meios de imprensa poloneses, lembrando que essa visita seria uma forma de saldar a dívida com a celebração do milênio da conversão polonesa, quando o então papa João Paulo II não pôde comparecer no país por conta da oposição das autoridades comunistas.

O cardeal, que fora secretário pessoal de João Paulo II durante 40 anos, qualificou a escolha do papa Francisco de "surpreendente" e "promissora mudança", e disse ver nesta etapa um período de "primavera" para a Igreja.

Dziwisz lembrou a humildade com a qual viveu o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, viveu até agora, e ao ser perguntado sobre os possíveis planos papais de reformar a cúria romana, afirmou que "a cúria nem é o diabo e nem é tão má".

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade