Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

"Igreja não tem nacionalidade, nem cor", diz cardeal português

12 mar 2013 - 09h40
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O cardeal português José Saraiva Martins conversou com o <strong>Terra </strong>após a missa</p>
O cardeal português José Saraiva Martins conversou com o Terra após a missa
Foto: Mário Camera / Especial para Terra

Após o último ato público dos cardeais eleitores e antes deles serem isolados do mundo para o Conclave que elegerá o novo papa, o cardeal português José Saraiva Martins caminhava tranquilamente pela Praça São Pedro quando foi questionado pela reportagem do Terra se chegou o momento da Igreja Católica ter um papa brasileiro. Martins desconversou, optando pela via de que a geografia não influi na escolha. “A Igreja é universal, não tem nacionalidade, nem cor”, disse.

A Santa Missa para a Eleição do Romano Pontífice começou às 10h em ponto (6h, no horário de Brasília) e foi acompanhada por milhares de pessoas que lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A missa foi presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano. Em sua homilia, ele citou São Paulo ao pedir “unidade” neste “momento tão importante para igreja”. O mais velho dos cardeais católicos foi interrompido pelas palmas do público ao agradecer ao papa emérito Bento XVI pelo trabalho realizado à frente da instituição.

Conclave: Dom Odilo é líder da maior diocese do Brasil:
Papa brasileiro

Mas se depender da porto-alegrense Cleide da Silveira, o papa não apenas será brasileiro, como também gaúcho. Ela, o marido, o filho e a nora não conseguiram entrar na Basílica, mas assistiram à missa em um dos telões instalados na Praça São Pedro. “É um momento muito especial para a Igreja, senti muita emoção”, disse Cleide , que não esconde de ninguém que espera que seu conterrâneo Dom Odilo Scherer seja o próximo ocupante do Trono de Pedro.

Os cinco cardeais eleitores brasileiros - Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Odilo Scherer, Dom Raymundo Damasceno, Dom João Braz de Aviz e Dom Claudio Hummes - participam, ainda hoje, da Santa Missa para a Eleição do Romano Pontífice. Em seguida, irão para a Casa de Santa Marta, onde ficam hospedados todos os cardeais que participarão do Conclave. À tarde, eles farão uma procissão até a Capela Sistina, onde acontece a votação.

Ainda não há confirmação se a primeira votação para a escolha do próximo papa acontecerá na tarde desta terça-feira.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/perfis-cardeais-brasileiros-conclave/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/perfis-cardeais-brasileiros-conclave/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade