A presidente Cristina Kirchner é recebida pelo papa Francisco
Foto: AP
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontrou-se nesta segunda-feira com o papa Francisco e foi a primeira chefe de Estado recebida pelo Pontífice, informou o Vaticano. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse à agência EFE que a reunião foi um "gesto de cortesia e afeto" para a presidente e ao povo da Argentina, país onde o Papa nasceu. O Vaticano não deu maiores informações sobre o encontro e disse que a recepção foi "privada", que durou cerca de 20 minutos.
Após a reunião, o pontífice e a governante argentina almoçaram na residência Santa Marta, onde Francisco está alojado até que o apartamento papal, no Palácio Apostólico, fique pronto para recebê-lo. O pontífice, que ainda não tomou posse de seus aposentos no Palácio Apostólico, ainda está vivendo no local.
A relação entre Francisco, que ainda é arcebispo de Buenos Aires, e os Kirchner foi bastante tensa nos últimos anos, sobretudo após a aprovação de leis sobre o aborto e o casamento homossexual. A última audiência privada entre Cristina e Jorge Mario Bergoglio aconteceu em 2010. A presidente argentina participará amanhã da missa de início do pontificado, que terá a presença de delegações de 150 países.
O papa Francisco fala durante a tradicional bênção do Ângelus no Vaticano, neste domingo. "Deus não se cansa de perdoar, nos é que cansamos de pedir perdão", disse o Papa argentino
Foto: AP
Francisco focou a primeira bênção dominical de seu papado no tema de misericórdia
Foto: AP
O papa Francisco saúda fiéis ao aparecer na janela de apartamento no Vaticano
Foto: AP
Papa acena para os fiéis da janela de apartamento papal
Foto: AP
Funcionários do Vaticano preparam janela do apartamento para a bênção do Ângelus
Foto: AP
Grupo de músicos se apresenta na Praça São Pedro lotada antes da primeira bênção do Ângelus do Pontificado de Francisco, no Vaticano. Mais de 100 mil pessoas são esperadas para acompanhar a tradicional oração dominical dada do apartamento papal. Este é o primeiro Ângelus do Pontificado do papa Francisco
Foto: AP
Mulher argentina toma mate enquanto aguarda a primeira bênção dominical de seu conterrâneo, o papa Francisco
Foto: AFP
Bandeiras do Brasil e da Argentina são vistas antes da bênção do Ângelus do primeiro papa sul-americano
Foto: AP
Mulher se enrola em bandeira argentina antes da bênção
Foto: AFP
Casal de turistas se abraça antes do primeiro Ângelus do papa Francisco
Foto: AFP
Grupo de cristãos sírios exibe bandeira de seu país
Foto: AFP
Multidão toma Praça São Pedro a espera da bênção do Papa
Foto: AP
Freiras passam por detector de metais na entrada da Praça São Pedro
Foto: AP
Fiéis carregam inúmeras bandeiras durante a primeira missa celebrada pelo Papa Francisco