PUBLICIDADE

Europa

Relações com EUA são mais importantes que Snowden, diz Putin

17 jul 2013 - 09h16
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Putin conversa com militares ap&oacute;s observar exerc&iacute;cios na regi&atilde;o de Zabaykalsky nesta quarta-feira</p>
Putin conversa com militares após observar exercícios na região de Zabaykalsky nesta quarta-feira
Foto: Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, deixou claro na quarta-feira que não permitirá que a polêmica envolvendo o ex-técnico de inteligência Edward Snowden abale as relações do seu país com os Estados Unidos.

Snowden, que revelou programas secretos de espionagem do governo americano, está instalado desde 23 de junho na ala de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, onde espera conseguir asilo temporário na Rússia, para depois viajar para algum país que o receba permanentemente. Os EUA querem que ele seja devolvido para responder criminalmente por acusações de ameaçar a segurança nacional.

A concessão de asilo, mesmo que temporário, deve indispor os EUA contra a Rússia. Por outro lado, uma recusa exporia Putin a críticas domésticas por não se contrapor ao ex-inimigo da Guerra Fria. O presidente russo já disse que não entregará Snowden para os EUA, mas que ele só poderá permanecer em território russo se parar de fazer revelações prejudicais a Washington.

Questionado durante visita a Chita, no leste da Rússia, sobre possíveis consequências do caso para a cúpula Rússia-EUA marcada para setembro em Moscou, Putin disse a jornalistas: "As relações bilaterais são, na minha opinião, bem mais importantes do que rixas a respeito das atividades dos serviços secretos."

Putin não revelou se a Rússia irá mesmo conceder asilo temporário a Snowden, mas deixou claro que ele mantém sua pré-condição. "Alertamos o sr. Snowden de que qualquer ação por parte dele que cause danos às relações russo-americanas são inaceitáveis para nós", disse Putin. Segundo ele, a decisão russa sobre Snowden será tomada de forma independente, mas manter boas relações com Washington é também um "objetivo nacional".

Snowden é uma arma de propaganda útil para Putin, que acusa o governo americano de passar sermões ao mundo sobre direitos e liberdades, mas sem preservá-los internamente. Por outro lado, Putin deseja manter a cúpula com Obama, e os dois países sinalizam a intenção de melhorar suas relações, abaladas por questões como o conflito sírio e o tratamento rigoroso dispensado por Putin a seus oponentes desde o início do seu terceiro mandato presidencial, em 2012.

Um advogado russo que auxilia Snowden com seu pedido de asilo temporário disse na quarta-feira que o americano deverá em breve poder deixar o aeroporto. Sem passaporte e sem visto válido, ele está retido na ala de trânsito desde que chegou de Hong Kong, para onde havia fugido antes de fazer as denúncias.

info infográfico espionagem snowden eua nsa
info infográfico espionagem snowden eua nsa
Foto: AFP
Snowden abandonou dançarina de pole dance para denunciar EUA

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade