Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Rainha Beatrix abdica e filho assume o trono na Holanda

30 abr 2013 - 05h25
(atualizado às 05h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A rainha Beatrix assinou nesta terça-feira o ato oficial de abdicação ao trono em cerimônia realizada no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, fazendo de seu filho mais velho, Willem-Alexander, o primeiro rei holandês em mais de um século.

"Hoje dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume hoje a responsabilidade desta nova função", disse Beatrix, que passa a ser princesa dos Países Baixos, com tratamento de Vossa Alteza Real, em um breve discurso.

A rainha encerrou seu reinado de 33 anos em uma cerimônia transmitida para todo o país. Com a abdicação, o filho ascende ao trono como rei Willem-Alexander. É o primeiro homem que assume a coroa desde 1890. O novo monarca, 46 anos, se tornou o o rei mais jovem das monarquias ocidentais. Sua mulher Máxima, que é argentina, terá o título de rainha consorte.

Os novos reis da Holanda estiveram acompanhados de suas três filhas, vestidas de amarelo e com flores da mesma cor no cabelo. A mais velha delas, Catharina-Amalia, 9 anos, se tornou a princesa de Orange, herdeira do trono holandês.

Estiveram presentes e assinaram a ata o primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, os presidentes do Senado e do Congresso dos Estados Gerais, assim como os ministros, o vice-presidente do Conselho de Estado do Reino, comissões de Aruba, Curaçao e Sint Maarten e os demais membros da família real.

Após o breve discurso de Beatrix, seu diretor de gabinete leu a Ata de Abdicação, que depois foi ratificada pela já princesa Beatrix.

Milhares de holandeses se concentraram nesta terça-feira na Praça Dam, no centro de Amsterdã, para se despedir da rainha Beatrix. As autoridades da capital holandesa instalaram na praça, com capacidade para 25 mil pessoas, telões para que holandeses e visitantes pudessem acompanhar a cerimônia.

Levando coroas de papel ou de plástico, camisetas, cachecóis e chapéus laranja, os holandeses já celebram o dia, muitos após uma longa noite de festejos em bares e cafés da cidade, que amanheceu sob um frio quase invernal.

Às 9h de Brasília, acontecerá o ato de posse de Willem-Alexander, em cerimônia na qual ele não usará uma coroa, já que esse não é um costume dos monarcas holandeses durante o seu reinado.

Depois haverá uma recepção no Palácio de Amsterdã, e no fim da tarde os novos reis da Holanda farão uma travessia real pelas águas do Rio Ij, após o que assistirão com seus convidados a uma festa final no Palácio da Música de Amsterdã.

Com informações das agências AP e EFE

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade