PUBLICIDADE

Europa

Por sanções, pró-russos se negam a libertar observadores

Os seis observadores estavam na Ucrânia em missão da OSCE, órgão de fiscalização da democracia e foram detidos na semana passada após separatistas terem afirmado que localizaram um espião ucraniano com eles

29 abr 2014 - 09h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Prefeito da cidade de&nbsp;Slaviansk, Vyacheslav Ponomaryov (4&ordm; &agrave; direita),&nbsp;e observadores internacionais da OSCE participaram de um encontro com jornalistas na cidade em 27 de abril</p>
Prefeito da cidade de Slaviansk, Vyacheslav Ponomaryov (4º à direita), e observadores internacionais da OSCE participaram de um encontro com jornalistas na cidade em 27 de abril
Foto: Reuters

O autoproclamado prefeito de uma cidade no leste da Ucrânia liderada por separatistas disse nesta terça-feira que só vai discutir com o Ocidente a libertação de observadores militares detidos se a União Europeia retirar as sanções impostas a líderes rebeldes.

Vyacheslav Ponomaryov, disse à agência de notícias Interfax que a imposição de proibição de viagens e congelamentos de ativos contra Denis Pushilin, líder da recém-proclamada República Popular de Donetsk, e Andrei Purgin, outro líder do leste ucraniano, "não conduz ao diálogo".

Os seis observadores estavam na Ucrânia em missão da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), um órgão de fiscalização da democracia. Eles foram detidos na semana passada após separatistas terem afirmado que localizaram um espião ucraniano com eles.

"Vamos retomar o diálogo sobre o status dos prisioneiros de guerra somente quando a União Europeia rejeitar essas sanções", disse ele. "Se eles não removerem as sanções, então vamos bloquear o acesso de representantes da União Europeia, e eles não serão capazes de chegar até nós. Vou lembrar aos meus convidados da OSCE sobre isso."

A União Europeia impôs o congelamento de ativos e proibição de viagens a 15 russos e ucranianos devido à anexação da região da Crimeia e ao que a UE diz ser um apoio russo aos separatistas.

Moscou afirma não ter qualquer envolvimento nos acontecimentos do leste da Ucrânia e alega que ucranianos de fala russa ocuparam prédios do governo para demonstrar preocupação com seus direitos após a chegada ao poder em Kiev de um governo pró-Ocidente.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade