PUBLICIDADE

Europa

Otan nega envio de tropas para fronteira com a Rússia

Em mensagem no Twitter, vice-secretário-geral da organização desmentiu afirmações do vice-ministro da Defesa da Rússica, Anatoly Antonov

9 abr 2014 - 17h12
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo o vice-secretário-geral da Otan, Alexander Vershbow, "a responsabilidade central da Otan é a defesa coletiva"</p>
Segundo o vice-secretário-geral da Otan, Alexander Vershbow, "a responsabilidade central da Otan é a defesa coletiva"
Foto: EFE

A Otan desmentiu nesta quarta-feira as afirmações do vice-ministro russo da Defesa Anatoly Antonov, segundo as quais a Aliança Atlântica planeja implantar tropas perto da fronteira com a Rússia.

"Venho desmentir completamente as afirmações do vice-ministro da Defesa russo Antonov, segundo as quais a Otan pretende implantar forças militares perto da fronteira com a Rússia", escreveu o vice-secretário-geral da Otan, Alexander Vershbow, em uma mensagem no Twitter.

"A Rússia observou os planos de alguns membros da Aliança de implantar grandes contingentes em seu território e perto de nossas fronteiras", disse Antonov em uma coletiva de imprensa em Moscou, citado pela agência Interfax.

Segundo Vershbow, "a responsabilidade central da Otan é a defesa coletiva. Tomamos decisões legítimas para lidar com a instabilidade criada pelos atos ilegais da Rússia".

Para tranquilizar os países do Leste Europeu membros da Otan, incluindo os Estados Bálticos, Polônia e Romênia, a Aliança decidiu pelo envio temporário de aviões radar AWACS.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Por sua vez, os Estados Unidos enviaram seis caças-bombardeiros F-15 para reforçar os países Bálticos, 12 F-16 e três aviões de transporte para a Polônia. Além disso, um destróier, o "USS Donald Cook", deve chegar nos próximos dias ao Mar Negro.

A Otan anunciou no início de março a suspensão de vários programas da "cooperação prática" com a Rússia, embora tenha mantido programas em curso para combater o terrorismo e o tráfico de drogas.

Neste contexto de tensão, Otan impediu na segunda-feira o acesso a sua sede em Bruxelas de toda a delegação russa, com a exceção do embaixador, seu vice e dois membros de sua equipe.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade