PUBLICIDADE

Europa

Otan acusa Rússia de forte envolvimento no leste da Ucrânia

Declarações reforçam as tensões com o governo russo, que afirma não estar envolvido nos protestos pró-Rússia no leste da Ucrânia

15 abr 2014 - 12h58
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Secretário Geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen fala com a imprensa ao chegar para uma reunião com ministros da Defesa da UE em Luxemburgo, nesta terça-feira, 15 de abril</p>
Secretário Geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen fala com a imprensa ao chegar para uma reunião com ministros da Defesa da UE em Luxemburgo, nesta terça-feira, 15 de abril
Foto: AP

A Rússia está profundamente envolvida na crise no leste da Ucrânia, onde separatistas pró-Moscou tomaram o controle de uma série de prédios públicos, disse o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, nesta terça-feira.

As declarações do chefe da aliança militar ocidental reforçam as tensões com o governo russo, que afirma não estar envolvido nos protestos pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Perguntado se havia visto evidências de envolvimento russo nos eventos no leste da Ucrânia, Rasmussen disse a repórteres: "Nós nunca... comentamos sobre inteligência, mas eu acho que pelo que está visível, está muito claro que as mãos da Rússia estão profundamente engajadas."

As relações entre a Otan e a Rússia se deterioram desde a anexação por Moscou da região ucraniana da Crimeia no mês passado. A Otan, que acusa a Rússia de ter acumulado tropas na fronteira com a Ucrânia, também suspendeu as cooperações com Moscou.

Rasmussen, que está em Luxemburgo para reunir-se com ministros da Defesa da União Europeia, pediu à Rússia para "distensionar a crise, retirar suas tropas das fronteiras da Ucrânia, parar de desestabilizar a situação na Ucrânia e deixar claro que não apoia as ações violentas de separatistas pró-russos".

Ele disse ainda que a Otan não discute qualquer envolvimento militar na Ucrânia, que não faz parte da aliança, e que está concentrada em fortalecer as defesas nos aliados do leste europeu preocupados com as intenções russas.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade