PUBLICIDADE

Europa

Na TV, Assange pede fim de sigilo sobre aviões drones

9 fev 2013 - 09h55
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem do dia 19 de agosto de 2012 mostra Assange na janela da embaixada do Equador em Londres</p>
Imagem do dia 19 de agosto de 2012 mostra Assange na janela da embaixada do Equador em Londres
Foto: Reuters

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, pediu às autoridades americanas que seja permitida a consulta aos documentos secretos sobre os ataques com aviões sem tripulação, considerando que estas decisões arbitrárias de matar cidadãos evidenciam uma "queda do sistema americano".

Julian Assange, o australiano de 41 anos que desatou a fúria do governo americano a revelar milhares de mensagens secretas, condenou a controvertida autorização do presidente Barack Obama de matar cidadãos americanos que tenham conspirado com a Al-Qaeda.

Assange fez uma rara aparição na televisão.

"Não vejo um queda maior (de um sistema) quando o executivo pode matar arbitrariamente seus próprios cidadãos, em segredo, sem que se difunda publicamente nenhum

a decisão", declarou Julian Assange durante o programa Real Time de Bill Maher, no canal HBO.

"É por isso que precisamos de organizações como o WikiLeaks. Eu peço a qualquer um na Casa Branca que tenha acesso a esses regulamentos e procedimentos que faça o que for necessário para que os recebamos. Seu anonimato será respeitado", enfatizou.

Assange falou com Bill Maher, que é defensor do WikiLeaks, por videoconferência da embaixada do Equador em Londres, onde se encontra refugiado há seis meses para escapar de uma extradição para a Suécia, onde é acusado em um caso de estupro, no qual alega inocência.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade