PUBLICIDADE

Europa

Museu é fechado na Rússia por uma exibição sobre a II Guerra Mundial

11 abr 2015 - 11h57
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um museu de Ekatiremburgo, nos Urais, fechou suas portas por ordem das autoridades um dia antes da inauguração de uma exposição de fotografias tiradas por britânicos e americanos durante a Segunda Guerra Mundial, informou neste sábado a imprensa russa.

A exposição, organizada pela Casa de Metenkov com a colaboração dos consulados americano e britânico, devia apresentar 150 imagens tiradas durante a Segunda Guerra Mundial por grandes da fotografia, como Robert Capa, Ansel Adams e W. Eugen Smith.

Mas, na quinta-feira, na véspera da abertura, o museu anunciou em seu site que precisaria fechar por um tempo indeterminado devido a motivos técnicos.

Neste sábado, o jornal Kommersant informou, citando uma fonte policial, que era a cooperação com os consulados, e não as fotos, a origem da ordem de Moscou, obedecendo "motivações políticas".

"A principal razão para o fechamento do museu é que o presidente americano e o primeiro-ministro inglês não vêm à Rússia" (para a celebrações de 9 de maio em Moscou pelo 70º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista), explicou uma fonte ligada ao caso.

O presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel também declinaram o convite do presidente russo Vladimir Putin.

No total, dos 68 líderes mundiais convidados, apenas 30, incluindo os dirigentes chinês, norte-coreano, cubano e grego, aceitaram o convite.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade