Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Maria é uma menina muito amável, diz porta-voz de ONG que a acolheu

Maria, como diz se chamar, foi encontrada na última quinta vivendo com um casal de ciganos em um acampamento na região central da Grécia

22 out 2013 - 14h48
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários
"Procura-se pelos pais", diz a imagem publicada no site da ONG The Smile of Child
"Procura-se pelos pais", diz a imagem publicada no site da ONG The Smile of Child
Foto: Reprodução

A menina loira encontrada pelas autoridades gregas em um acampamento cigano na última quinta-feira é uma criança amável e está respondendo bem aos cuidados recebidos nos últimos dias, segundo a organização The Smile of the Child (O sorriso da criança, na tradução do inglês). Maria, protagonista de um caso que chamou a atenção do mundo, ainda está no hospital, onde estão sendo feitos exames de rotina e que possam fornecer indícios sobre a sua origem.

Em entrevista ao Terra por telefone, o porta-voz da ONG, Panagiotis Pardalis Dresios, deu detalhes de como ela respondeu à ação policial no acampamento, disse que ainda não há pistas sobre a sua nacionalidade e falou sobre a atenção mundial que o caso está recebendo. "É muito incomum encontrar uma menina como Maria em um acampamento cigano", disse. 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Como está Maria? 

Maria está bem, está no hospital, onde ainda deve fazer alguns exames (para ajudar na investigação). Ela é muito aberta, uma criança muito amável. Ela parece estar gostando dos atendentes sociais e das pessoas que estão próximas dela. 

Como ela reagiu à ação que a resgatou do acampamento cigano? Ela falou ou demonstrou algo?

Não. Isso é um ponto que temos de ter cuidado, ao trabalhar junto da polícia. De maneira geral, uma criança fica muito nervosa, ela chora. Não é um procedimento fácil retirar uma criança das pessoas e do ambiente onde ela está acostumada a viver. Mas o que acontecendo com Maria é algo diferente. Ela não disse nada, não reclamou. Ela foi bastante positiva, está receptiva a aprender palavras em grego e a brincar os assistentes sociais. Maria parece estar se acostumando com uma nova realidade, com um novo ambiente.

Há alguma pista de sua nacionalidade? Em que língua ela se comunica?

Não. Há alguns exames em andamento, mas não temos nenhuma evidência, nenhuma pista sobre a possível origem de Maria. Ela fala o dialeto cigano, mas entende grego. 

Como o senhor vê a grande atenção que caso de Maria está recebendo?

É muito incomum encontrar uma menina como Maria em um acampamento cigano, vivendo naquelas condições, e com aquelas pessoas em posse de documentos ilegais. Uma coisa é achar uma garota loira em um acampamento cigano, mas é claro que nós cuidamos de todas as crianças, de todas as crianças ciganas, nós as apoiamos, as hospedamos. Agora é a Maria, mas também há outras crianças, que às vezes vivem em condições terríveis.

Para onde ela vai após sair do hospital?

Ela vai para uma das 13 casas da Smile of Child.

As autoridades gregas pediram ajuda internacional para identificar esta menina, que foi encontrada com um casal de ciganos
As autoridades gregas pediram ajuda internacional para identificar esta menina, que foi encontrada com um casal de ciganos
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade