PUBLICIDADE

Europa

Itália: Silvio Berlusconi pede revisão de julgamento

25 nov 2013 - 14h25
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O ex-primeiro-ministro da It&aacute;lia, Silvio Berlusconi, durante sess&atilde;o no Senado italiano, em Roma</p>
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, durante sessão no Senado italiano, em Roma
Foto: Tony Gentile / Reuters

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que na quarta-feira enfrenta um voto sobre a sua exclusão do Senado, declarou nesta segunda-feira em Roma que pedirá a revisão de seu julgamento por evasão fiscal.

"Nós temos a nossa disposição documentos que nos permitem requerer a revisão perante o Tribunal de Apelação de Brescia" (norte), anunciou durante uma coletiva de imprensa.

Berlusconi foi condenado em última instância em 1º de agosto a quatro anos de prisão - três já perdoados - neste julgamento por evasão fiscal, dito "julgamento Mediaset", o nome do seu grupo de mídia.

O ex-premiê indicou que tinha em sua posse doze testemunhos, entre eles mais da metade "completamente novos".

O ex-chefe de Governo continuou seu discurso à imprensa, listando, uma a uma, as novas provas.

Uma lei aprovada em 2012 para limpar a política italiana prevê a expulsão por seis anos e a inelegibilidade do parlamentar condenado à prisão após votação do Conselho a qual o acusado pertence.

Advogados e simpatizantes do Cavaliere, 77 anos, fizeram de tudo para atrasar a votação, mas, a não ser por uma surpresa, o voto deve ocorrer quarta-feira.

A esquerda e o Movimento 5 Estrelas do ex-comediante Beppe Grillo -ou, pelo menos, 165 dos 321 senadores- devem votar a favor de sua expulsão.

Berlusconi, que alega inocência, chamou de "golpe de Estado" o seu processo, dizendo que "o Senado vai votar para livrar-se do líder da centro-direita, depois de tentar, em vão, vencê-lo por 20 anos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade