PUBLICIDADE

Europa

Hollande: União Europeia não reconhece referendo da Crimeia

O bloco europeu prometeu aplicar sanções a vistos e a bens financeiros contra a Rússia

15 mar 2014 - 18h52
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Hollande classificou o referendo na Crimeia como uma 'pseudo-consulta' e afirmou que não irá reconhecer a sua validade. Na foto, ele aparece ao lado chefe de governo italiano, Matteo Renzi</p>
Hollande classificou o referendo na Crimeia como uma 'pseudo-consulta' e afirmou que não irá reconhecer a sua validade. Na foto, ele aparece ao lado chefe de governo italiano, Matteo Renzi
Foto: Reuters

O presidente francês, François Hollande, afirmou neste sábado que a "França, assim como a União Europeia, não reconhecerá a validade desta pseudo-consulta" organizada no domingo na Crimeia, e alertou que, se não houver uma diminuição das tensões, a UE aplicará sanções contra a Rússia.

"Há uma pseudo-consulta da população da Crimeia porque ela não está em conformidade com o direito interno ucraniano, nem com o direito internacional", disse Hollande em uma coletiva de imprensa conjunta no Eliseu com o chefe de governo italiano, Matteo Renzi.

"O Conselho Europeu estabeleceu uma escala de sanções", disse Hollande. "Se não ocorrer uma diminuição das tensões, recorrerão, portanto, a estas sanções" contra a Rússia durante o conselho de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas. Elas serão aplicadas aos vistos e aos bens financeiros.

"Desejo que ocorra uma diminuição das tensões, que exista um grupo de contato que possa buscar soluções no âmbito da integridade territorial da Ucrânia", disse.

Perguntado sobre a possível suspensão da venda de navios militares franceses de tipo Mistral à Rússia, Hollande declarou que estas sanções "vinculadas à cooperação militar" pertenciam ao "terceiro nível de sanções". "Estamos no primeiro nível", indicou.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade