PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente sírio anuncia apoio a Putin na crise ucraniana

Bashar al-Assad enviou telegrama a Vladimir Putin expressando solidariedade da Sìria com os "esforços russos para restabelecer a segurança na Ucrânia"

6 mar 2014 - 12h26
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente sírio Bashar al-Assad fala durante entrevista à emissora de TV venezuelana Tele SUR, em Damasco, em setembro de 2013
O presidente sírio Bashar al-Assad fala durante entrevista à emissora de TV venezuelana Tele SUR, em Damasco, em setembro de 2013
Foto: Reuters

O presidente sírio Bashar al-Assad, que conta com o apoio da Rússia em sua guerra contra os insurgentes, expressou "solidariedade" ao presidente russo Vladimir Putin na crise da Ucrânia.

Em um telegrama enviado ao presidente russo e divulgado pela agência estatal Sana, Assad "expressa a solidariedade da Síria com os esforços de Putin para restabelecer a estabilidade e a segurança na Ucrânia ante as tentativas de derrubada da legitimidade e da democracia em favor de extremistas terroristas".

O presidente sírio elogiou a "liderança política sábia" de Putin e seu "respeito pela legalidade internacional que rege as relações entre os povos e as nações".

O presidente sírio também reiterou o apoio de seu país ao "enfoque reflexivo, pacifista que tenta estabelecer uma ordem mundial apoiando a estabilidade e lutando contra o extremismo e o terrorismo".

A Rússia é um dos poucos apoios ao regime de Assad, ao qual fornece armas.

A crise ucraniana, provocada por um banho de sangue e a fuga para a Rússia do presidente Viktor Yanukovytch, se transformou em um confronto entre Moscou e os países ocidentais, inédito desde a Guerra Fria.

Estes mesmos países ocidentais apoiam a rebelião síria que luta contra Assad.

Ucrânia: presença de tropas russas gera ameaça de guerra; veja fotos

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade