PUBLICIDADE

Europa

Em nova tragédia, barco com 700 imigrantes afunda na Grécia

3 jun 2016 - 07h17
(atualizado às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Uma embarcação com 700 imigrantes naufragou nesta sexta-feira (3) na ilha de Creta, na Grécia, em mais um trágico acidente no Mar Mediterrâneo, que já contabiliza mais de 880 mortos nos últimos 10 dias. De acordo com a imprensa grega, até o momento, as equipes de resgate conseguiram tirar 300 pessoas com vida do mar. Mas já foram encontrados três corpos de vítimas que não resistiram ao acidente e há dezenas de desaparecidos.

O navio com os imigrantes começou a afundar a 75 milhas ao sul do porto de Kalo Limeni, em Creta. "Foi um navio mercante italiano que avisou Creta [do acidente] às 17h15 locais de ontem. O mercante advertiu sobre a aproximação de um navio com numerosos imigrantes a bordo", disse uma nota da Guarda Costeira da Itália. As autoridades também explicaram que transmitiram um alerta ao Egito, mas o país afirmou que o barco com imigrantes estava fora de "sua área de responsabilidade". "Então foi solicitado que as autoridades gregas assumissem a coordenação das operações", ressaltou a Guarda Costeira.

A Grécia, por sua vez, anunciou que a Marinha do país está "empenhada nas operações de resgate" e que a embarcação com os imigrantes media 25 metros de comprimentos e naufragou pela metade. Foram enviados dois navios de patrulha, um avião e um helicóptero para auxiliar nas bucas por sobreviventes. Acredita-se que a embarcação tinha como destino final a Itália ou a Grécia que, por estarem no Mar Mediterrâneo, são umas das principais portas de entrada para imigrantes na União Europeia (UE).

Nos últimos dias, foram constantes os acidentes envolvendo embarcações com imigrantes que tentam chegar ao continente europeu para fugirem de conflitos no norte da África e no Oriente Médio. Na cidade costeira de Zuwara, na Líbia, foram encontrados ontem 117 corpos ao longo de 25 quilômetros de praia. De acordo com a ONG Migrant Report, cinco vítimas são crianças. A maioria dos mortos era originário da África subsaariana. As autoridades locais e as ONG's dizem acreditar que os corpos são de um naufrágio ocorrido na semana passada nas águas da Líbia. "Mas não está claro onde eles se afogaram, porque os cadáveres apresentam sinais de decomposição avançada", disse a Migrant Report.

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) afirmou no último dia 1 que havia contabilizado ao menos 880 mortos no Mar Mediterrâneo nos últimos 10 dias. Com os novos naufrágios, esse balanço pode duplicar. (ANSA)

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade