PUBLICIDADE

Europa

Escócia: cerca de 80% dos eleitores participam de referendo

Uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov aponta para a vitória do "não"

18 set 2014 - 20h15
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Escoceses começam a apuração dos votos em Aberdeen, nesta quinta-feira</p>
Escoceses começam a apuração dos votos em Aberdeen, nesta quinta-feira
Foto: Dylan Martinez / Reuters

Os centros de votação fecharam na noite desta quinta-feira às 22h00 (18h00 de Brasília) no referendo sobre a independência da Escócia, uma consulta histórica cujo resultado será revelado na sexta-feira pela manhã e que poderá levar a uma divisão do Reino Unido.

Segundo as últimas estimativas, cerca de 80% dos 4.285.323 eleitores com idades acima de 16 anos convocados foram às urnas de Glasgow a Edimburgo para responder à questão: "A Escócia deve se tornar um país independente?". Com isso, decidirão se acabam ou não com uma aliança que começou em 1707.

"Foi um dia muito pesado", declarou à AFP Peter Macvean, responsável pela organização em um dos centros de votação de Edimburgo. "As pessoas estavam muito empolgadas", acrescentou. 

Os 2.600 centros de votação, distribuídos em um território que representa um terço da superfície do Reino Unido, entraram imediatamente no processo de apuração.

Uma apuração, que não equivale a uma pesquisa de boca de urna, feita pelo instituto YouGov aponta que 46% do eleitorado apoiam a independência da Escócia e 54% preferem a permanência do país no Reino Unido. Os eleitores que participaram da consulta já haviam respondido outras pesquisas nos últimos dias.

De acordo com o gerente de pesquisa do YouGov, Laurence Janta-Lipinski, a última pesquisa da organização havia registrado uma "pequena mas significativa mudança do Sim para o Não no dia da votação".

"Essa pesquisa YouGov indica que a união prevalece - com certeza parece mais confortável do que parecia há 10 dias", disse Janta-Lipinksi à Reuters. "Parece que a união vai permanecer intacta por enquanto".

Com informações da AFP e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade