PUBLICIDADE

Europa

Ecologista Van der Bellen é o novo presidente da Áustria

23 mai 2016 - 11h59
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O ecologista Alexander van der Bellen, do Partido Verde, venceu as eleições presidenciais da Áustria após a apuração dos votos enviados por correio realizada nesta segunda-feira, vitória que já foi reconhecida por seu rival no pleito, o ultradireitista Nobert Hofer.

"Certamente estou triste hoje. Ficaria encantado em ter zelado por nosso maravilhoso país como presidente federal", indicou o político da extrema-direita ao reconhecer a derrota no Facebook.

O pleito só foi decidido nesta segunda-feira por causa dos votos enviados pelo correio, método usado por 14% dos eleitores, segundo o Ministério do Interior da Áustria, adiando a divulgação do resultado final da eleição realizada ontem.

A apuração parcial de ontem indicava uma vitória de Hofer com 51,9% dos votos contra 48,1% do ecologista. Com os votos pelo correio, Van der Bellen virou a disputa e venceu o pleito com 50,3% dos votos, anunciou o ministro do Interior, Wolfgang Sobotka.

Van der Bellen programou um discurso à imprensa para a tarde de hoje, enquanto Hofer anunciou que só falará com os jornalistas amanhã, outro indicador do reconhecimento de sua derrota.

"Por favor, não desanimem. A mobilização para essa campanha eleitoral não foi perdida, mas é um investimento para o futuro", afirmou Hofer, candidato do ultranacionalista Partido da Liberdade (FPÖ).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade