Detectado na Irlanda 1º contágio de gripe por contato direto
O Governo da República da Irlanda confirmou hoje a existência de dois novos casos de gripe suína, um deles o primeiro por contágio direto no país, o que aumenta o número de infectados para nove pessoas.
As autoridades de saúde disseram que os novos pacientes, duas mulheres, procedem do oeste e do leste da ilha.
Uma delas contraiu o vírus ao entrar em contato direto com um infectado o qual tinha sido detectado com gripe suína após retornar de uma viagem a Nova York.
Até o momento, todos os outros casos se deram em indivíduos que retornaram recentemente dessa cidade americana ou do México.
O Governo da Irlanda levantou no final desse mês a proibição de viagens não essenciais ao México, ao considerar que tinha baixado o risco de contágio.
No entanto, as autoridades distribuíram nas últimas semanas prospectos falando sobre a gripe suína em cerca de dois milhões de lares irlandeses.
Entre suas recomendações, o Governo pede aos cidadãos para "se desfazer" dos lenços de papel usados e lavar as mãos com assiduidade.
Além disso, o Governo mantém atualmente conversas com empresas farmacêuticas para a aquisição de vacinas contra a doença.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.