PUBLICIDADE

Europa

"Dentista do horror" holandês será extraditado para a França

Van Nierop fugiu para o Canadá e a França emitiu um mandado de captura internacional

7 nov 2014 - 15h33
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mark van Nierop &eacute; suspeito de abuso e fraude por sua atividade de dentista</p>
Mark van Nierop é suspeito de abuso e fraude por sua atividade de dentista
Foto: Thinkstock

Um dentista holandês, suspeito de ter mutilado dezenas de pacientes enquanto exercia a profissão no centro da França, será extraditado, anunciou nesta sexta-feira a justiça holandesa.

Mark van Nierop, apelidado de "o dentista do horror" pela imprensa holandesa, é suspeito de abuso e fraude por sua atividade de dentista em Château-Chinon, no centro de França, indicou em um comunicado o tribunal de Amsterdã.

A polícia de Bourges o deteve em maio de 2013 depois de receber reclamações de dezenas de pacientes que, após serem tratados por Van Nierop, apresentaram "desde início de septicemia a infartos, passando por todos os tipos de problemas dentários".

Os meios de comunicação holandeses também mencionaram dentes saudáveis extraídos por nenhuma razão ou cobranças abusivas.

Contudo, antes do julgamento, Van Nierop fugiu para o Canadá e a França emitiu um mandado de captura internacional.

A extradição para a França não tinha sido assegurada até agora, porque depois de ser preso no Canadá, Van Nierop garantiu que tinha matado sua esposa na Holanda em 2006.

De acordo com a agência de notícias holandesa ANP, a justiça deste país ainda está investigando o caso e, enquanto espera uma decisão final, vai entregá-lo à França para que seja julgado pelo processo iniciado em 2013.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade