PUBLICIDADE

Europa

Corpos de vítimas do voo MH17 chegam à Holanda

Restos mortais serão levados nos próximos dias para uma base militar em Hilversum, onde especialistas tentarão fazer o reconhecimento de cada corpo

23 jul 2014 - 12h18
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados realizam homenagem durante a chegada dos corpos das vítimas na Holanda</p>
Soldados realizam homenagem durante a chegada dos corpos das vítimas na Holanda
Foto: Gleb Garanich / Reuters

Sinos dobraram e bandeiras foram hasteadas a meio mastro na Holanda nesta quarta-feira, em um dia de luto misturado com raiva, antes da chegada dos primeiros corpos das vítimas da queda de um avião da Malaysia Airlines na Ucrânia na semana passada, em um voo que partira de Amsterdã.

Os dois aviões levando a maioria dos corpos das vítimas aterrissaram nesta quarta-feira num aeroporto da cidade holandesa de Eindhoven, onde eram aguardados por parentes e autoridades locais e estrangeiras.

Os restos mortais serão levados nos próximos dias para uma base militar em Hilversum, onde especialistas tentarão fazer o reconhecimento de cada corpo, o que pode demorar meses. Das 298 pessoas a bordo do MH17, 193 eram holandesas.

O primeiro-ministro Mark Rutte liderou o primeiro Dia Nacional do Luto desde a morte da rainha Guilhermina em 1962, em memória às 298 pessoas mortas quando o voo MH17 caiu em uma área no leste da Ucrânia controlada por rebeldes separatistas russos.

Militares fazem homenagem às vítimas do voo MH17 :

Em meio a acusações dos Estados Unidos de que os rebeldes abateram o avião por engano, utilizando um míssil fornecido pelos russos, uma pesquisa de opinião mostrou que uma esmagadora maioria dos holandeses quer a imposição de sanções econômicas contra Moscou, mesmo que isso prejudique sua própria economia.

Os moinhos de vento no país vão lembrar o luto e sinos de igrejas vão soar pouco antes dos primeiros aviões militares de transporte que carregam os restos mortais chegarem ao país, vindos de Kharkiv, no leste da Ucrânia.

Duas aeronaves militares, um Hércules holandês e um Boeing C-17 australiano, carregam 40 caixões de madeira.

Como 193 dos 298 mortos são da Holanda, o ministro de Relações Exteriores, Frans Timmermans, disse que quase todas as famílias no país de 15 milhões de habitantes conheciam alguém que morreu ou seus parentes, contribuindo para uma comoção nacional de choque e luto.

“Pensem em todas as pessoas que estava viajando de férias, todos os jovens que haviam acabado suas provas finais na escola”, disse Jikkie van der Giessen, de Amsterdã.

“Eles estavam olhando para o futuro e então foram abatidos. Seja um acidente ou de propósito, esse fato é horrível”, disse ela.

Embora muitos passageiros no voo para Kuala Lumpur fossem turistas, pelo menos seis eram especialistas em Aids que iriam para uma conferência em Melbourne, Austrália.

Os sinos dobrarão por 10 minutos e uma saudação de trompete soará à medida que os primeiros caixões forem descarregados diante dos parentes das vítimas e de dignitários, incluindo o rei Willem-Alexander e a rainha Máxima e o primeiro-ministro Rutte.

Representantes de muitos países cujos cidadãos morreram na queda estarão presentes, incluindo o governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade