Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Após expulsão, turcos marcham rumo a praça palco de protestos

15 jun 2013 - 21h28
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários
15 de junho - Manifestante tenta impedir a invasão do parque
15 de junho - Manifestante tenta impedir a invasão do parque
Foto: AP

Milhares de pessoas de diversos bairros de Istambul saíram às ruas hoje após terem sido expulsos do parque Gezi pela polícia e seguem rumo à praça Taksim, vizinha ao parque. Segundo o site do jornal Hürriyet, os manifestantes iniciaram a marcha em direção à emblemática praça tanto do periférico bairro de Sultangazi, onde houve duros enfrentamentos com a polícia nas últimas semanas, como desde o centro econômico da parte asiática.

Em outros bairros, acrescenta a publicação, os cidadãos cortaram o tráfego com uma passeata de protesto, e outros, das janelas, acompanharam as manifestações com panelaços. Passada a meia-noite local, os enfrentamentos com a polícia começavam a se generalizar em vários distritos da cidade, e no bairro de Siraselviler, próximo à praça Taksim, foram montadas barricadas.

Tudo indica que os enfrentamentos continuarão durante boa parte do domingo, no que parece uma reedição do que houve no dia 31 de maio, quando começaram confrontos ininterruptos durante 36 horas.

Os antidistúrbios desalojaram hoje o parque Gezi, em Istambul, em uma operação surpresa que não respeitou o ultimato dado pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, que advertiu hoje que se os ativistas não saíssem voluntariamente, a polícia esvaziaria o parque no domingo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade