Após aventura com ursos e baleias, Putin cruza Sibéria de carro
Vladimir Putin aproveitou seu verão para viver uma série de atividades viris, principalmente envolvendo animais selvagens, mas nesta sexta-feira resolveu encarar um novo desafio: dirigir 2 mil km através da Sibéria num carro esportivo de cor amarela.
Acompanhado por câmeras de televisão, o primeiro-ministro russo, usando óculos escuros e uma camisa pólo bem casual, sentou-se ao volante de um Lada Kalina - cuja produção é bancada pelo governo - e deu início a sua aventura de 2 mil km entre Khabarovsk, cidade do extremo leste russo, e Chita, na Sibéria.
A viagem acontece após Putin ter enfrentado ursos e caçado baleias em suas agitadas férias de verão.
Os fabricantes do Lada pediram que o chefe de governo testasse o carro, segundo informou Putin em seu site, esclarecendo que não foi ele que escolheu a cor do carro - "muito jovial", em sua opinião.
Além de não ter a intenção de dirigir ele mesmo por todo o percurso, Putin não precisa temer qualquer tipo de incidente, pois estará acompanhado por uma comitiva de jipes lotados de assessores.
Na quarta-feira, Putin perseguiu baleias em meio a altas ondas no Pacífico, quando afirmou não ter medo de nada.
A televisão russa mostrou imagens de Putin atirando flechas com uma balestra em um bote inflável contra uma baleia cinzenta, uma espécie ameaçada de extinção, para assim obter uma amostra de sua pele para fins não especificados.
Na terça, Putin foi visto observando um urso pardo em uma reserva natural na região de Kamchatka, no leste, conhecida por sua fauna espetacular e lar de cerca de 19 mil ursos.
Usando uma roupa camuflada, o primeiro-ministro observou de uma plataforma de madeira um urso comer calmamente um peixe na reserva de Yuzhno-Kamchatsky.
As últimas vezes em que Putin apareceu em uma foto com tema animal, em abril, ele colocava um localizador em um urso polar e, em outra, derrubava um raro tigre de Amur com um dardo tranquilizante, em 2008, beijando-o, depois, na bochecha.