Alemanha: Karl Marx é fantasiado de torcedor, mas não agrada
Em homenagem à Copa do Mundo, busto do pensador foi coberto por tintas das cores da bandeira alemã em uma campanha publicitária; moradores não apoiaram a ação
Karl Marx não vai mais torcer para a Alemanha nesta Copa do Mundo. Pelo menos, a sua estátua não está mais fantasiada de torcedor. Ontem, como parte de uma campanha publicitária, o busto do pensador, que fica na cidade de Chemnitz, na Alemanha, foi modificado para parecer um fã do futebol alemão. Mas, hoje, a fantasia já foi retirada. As informações são do The Guardian.
Segundo a publicação, o monumento foi alterado por uma agência de publicidade, que criou uma camiseta para o busto e aplicou listras nas cores da bandeira alemã, em suas bochechas.
Além disso, a frase "Trabalhadores do mundo, uni-vos!", que está gravada na base do busto, foi alterada para a sentença "A todos os fãs de futebol do mundo, sejam bem-vindos!".
No entanto, grande parte dos moradores defendeu a ideia de que Marx seria contra a Copa do Mundo e, por isso, a alteração na imagem seria uma falta de respeito com a memória do pensador. Nesta manhã, a estátua amanheceu sem algumas das alterações feitas pela agência de publicidade. Apenas as listras permaneciam no rosto.
Procurada pelo The Guardian, a agência responsável lamentou a má aceitação da campanha publicitária e afirmou que iria remover as listras o mais rápido possível.