Álbum de figurinhas de Hitler será leiloado na Inglaterra
Quase todo menino já teve um álbum de figurinhas adesivas, normalmente preenchido com imagens de seus ídolos do futebol. Mas na Alemanha do período pré-guerra, as crianças colecionavam álbuns com autocolantes de um "herói" muito diferente: Adolf Hitler.
Uma dessas peças, que traz imagens tiradas do ditador em 1936, será leiloada na Inglaterra nesta quinta-feira. Segundo informações do jornal britânico DailyMail, o álbum é composto por 138 fotografias e faz parte de uma série de peças criadas na década de 30 como propaganda nazista.
O objetivo não era apenas mostrar Hitler como um soldado e um diplomata, e sim tentar divulgar um lado mais humano do ditador: brincando com um colega, olhando um mapa de estradas, lendo um jornal. Esta era a imagem que a propaganda alemã pretendia vender ao povo, preparando-o para a Segunda Guerra Mundial.
O álbum leiloado esta semana possui uma capa com as palavras "Adolf Hitler", em fonte gótica, e foi um dos muitos produzidos durante a década de 30. Na parte de dentro, há uma introdução escrita pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels, bem como legendas para as fotos, que o colecionador colaria nas páginas.
O álbum inclui também imagens de um Hitler sorridente com a filha de Goebbels, Helga, e outras crianças portando vestimentas tradicionais alemãs. A coleção, pela qual espera-se arrecadar 100 libras no leilão, foi levada para casa por um soldado britânico.
"A idéia da propaganda nazista era infiltrar-se nas mentes das pessoas de uma forma sutil", afirmou o professor Riccardo Bavaj, da Universidade de St. Andrews. "Este álbum é um exemplo típico da propaganda nazi da época - e funcionou".