PUBLICIDADE

Europa

350 imigrantes são abandonados em estacionamentos na Itália

Refugiados faziam parte de um grupo de cerca de 1.300 imigrantes que chegou ontem a um porto do sul da Itália

10 jun 2014 - 14h22
Compartilhar
Exibir comentários

O Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (Acnur) condenou nesta terça-feira o abandono pelas autoridades italianas de 350 imigrantes, entregues a própria sorte sem dinheiro ou comida em dois estacionamentos na periferia de Roma e Milão.

"Havia dois grupos, cada um composto por entre 160 a 170 pessoas. Um grupo foi abandonado perto de Roma e outro perto de Milão", declarou à AFP Carlotta Sami, porta-voz da Acnur-Itália.

O grupo de refugiados abandonado em Roma foi finalmente acolhido em uma estrutura da capital italiana que faz parte do sistema de proteção dos requerentes de asilo e refugiados (Sipar), "mas o de Milão ainda está no estacionamento", segundo Sami.

Os refugiados "foram encontrados sem sapatos, desorientados, sem ter recebido comida ou bebida", indica um comunicado da Acnur.

Procurado pela AFP, o Ministério do Interior italiano não reagiu a esta informação.

Os refugiados faziam parte de um grupo de cerca de 1.300 imigrantes que chegou na segunda-feira ao porto de Taranto, Puglia, no sul da Itália, como parte de uma vasta operação de resgate de dezenas de embarcações que transportam milhares de imigrantes.

"Consciente das dificuldades relacionadas com a gestão de um grande fluxo de pessoas, o Acnur considera que o que aconteceu hoje em Roma e Milão ilustra a importância e a urgência de desenvolver um plano estruturado em todo o território nacional para imigrantes que chegam às costas italianas", conclui o comunicado.

A Associação dos Municípios Italianos (ANCI) e o Ministério do Interior chegaram nesta terça-feira a um acordo que prevê um maior envolvimento dos municípios em todo o território nacional italiano.

De acordo com Roma, mais de 50.000 migrantes chegaram desde o início do ano na Itália, mais do que em todo o ano passado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade