Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA negam que irão enviar europeus ilegais no país a Guantánamo

Notícia publicada na imprensa criou alarme no governo da Itália

11 jun 2025 - 11h32
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca desmentiu nesta quarta-feira (11) que imigrantes europeus em situação irregular nos Estados Unidos estariam incluídos no grupo de transferimento para as instalações militares da Baía de Guantánamo, em Cuba. A informação havia sido publicada no jornal Washington Post e gerou alerta no governo da Itália.

Casa Branca nega que enviará italianos ilegais a Guantánamo
Casa Branca nega que enviará italianos ilegais a Guantánamo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"É uma fake news", declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Mais cedo, o vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, afirmou que Roma está pronta para receber seus cidadãos que estão irregulares nos EUA, de modo a evitar que sejam transferidos para as instalações militares da Baía de Guantánamo, em Cuba.

"As primeiras informações vindas do Departamento de Segurança Interna [americano] nos dizem que Guantánamo seria usada para imigrantes ilegais de países que não aceitam repatriações", comentou Tajani sobre a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump de enviar imigrantes sem autorização no país ao local, um antigo presídio de detenção máxima.

Mas "a Itália já comunicou ao governo [americano] que irá repatriá-los. Portanto, não existe a possibilidade de nossos cidadãos serem enviados para lá", disse o vice-premiê italiano antes do comunicado do governo americano.

Amanhã (12), Tajani e o secretário de Estado de Trump, Marco Rubio, devem discutir o tema durante um telefonema.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade