Comissão Europeia está trabalhando em pacote para apoiar segurança do Ártico, diz Von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta terça-feira que o braço executivo da União Europeia está trabalhando em um pacote para apoiar a segurança do Ártico e alertou que as tarifas comerciais propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por causa da Groenlândia são um erro.
"A segurança do Ártico só pode ser alcançada em conjunto, e é por isso que as tarifas adicionais propostas são um erro, especialmente entre aliados de longa data", disse Von der Leyen em um discurso na reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos.
"A União Europeia e os Estados Unidos concordaram com um acordo comercial em julho do ano passado e, tanto na política quanto nos negócios, um acordo é um acordo", disse ela.
"Mergulhar em uma espiral descendente só ajudaria os adversários que estamos tão comprometidos em manter fora do cenário estratégico, portanto, nossa resposta será inabalável, unida e proporcional."
Trump intensificou sua pressão para arrancar da Dinamarca, membro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a soberania sobre a Groenlândia, o que levou a União Europeia a ponderar a possibilidade de revidar com suas próprias medidas.
Von der Leyen disse que a soberania e a integridade territorial da Dinamarca e da Groenlândia não são negociáveis e que o trabalho está em andamento para aumentar a segurança no extremo norte.
"Estamos trabalhando em um pacote para apoiar a segurança do Ártico", disse ela.
A UE também está trabalhando em uma "onda de investimento europeu maciço na Groenlândia", disse ela, para apoiar a economia e a infraestrutura locais.
A presidente da Comissão também disse que a UE trabalhará com os EUA e outros parceiros na segurança mais ampla do Ártico, acrescentando que o aumento planejado nos gastos com defesa poderia ser usado em uma "capacidade europeia de quebra-gelo e outros equipamentos vitais para a segurança do Ártico".