PUBLICIDADE

Mundo

EUA impõem sanções contra governadora de Hong Kong

Medida é represália à lei de segurança imposta por Pequim

7 ago 2020 - 16h45
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (7) sanções contra 11 autoridades de Hong Kong, incluindo a governadora de Hong Kong, Carrie Lam, por comprometerem a autonomia do território.

Medida é represália à lei de segurança imposta por Pequim
Medida é represália à lei de segurança imposta por Pequim
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Os Estados Unidos estão com o povo de Hong Kong", declarou o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.

A decisão foi tomada pelas autoridades "restringirem a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos de se reunirem" e acontece semanas depois que a China impôs uma polêmica lei de segurança nacional em Hong Kong.

Entre as punições estão a apreensão de todas as propriedades dos funcionários nos EUA e os ativos financeiros congelados.

Para especialistas, a legislação ameaça a liberdade do território autônomo. Já o governo de Donald Trump, por sua vez, acusa a China de permitir que as forças de segurança de Pequim operem em Hong Kong sem impunidade e instaurando censura contra opositores.

O Tesouro americano, inclusive, disse que Lam é responsável de "implementar as políticas de supressão da liberdade e processos democráticos de Pequim".

"Em 2019, Lam pressionou por uma atualização dos acordos de extradição de Hong Kong para permitir a extradição para o continente, iniciando uma série de manifestações massivas da oposição em Hong Kong", acrescentou o comunicado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade