PUBLICIDADE

Mundo

Estudo diz que mulheres esperarão mais de 60 anos por igualdade com homens na UE

29 out 2020 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

Por Elena Berton

Mulheres usando máscaras de proteção passam em frente à sede da Comissão Europeia em Bruxelas
05/06/2020 REUTERS/Yves Herman
Mulheres usando máscaras de proteção passam em frente à sede da Comissão Europeia em Bruxelas 05/06/2020 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

PARIS (Thomson Reuters Foundation) - As mulheres europeias estão a ao menos 60 anos de distância de um igualdade com os homens, e a pandemia pode retardar ainda mais o progresso, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira que mede a equidade de gênero.

O índice 2020 do Instituto Europeu para a Igualdade de Gênero (Eige) relatou algum avanço no ano passado, mas disse que as mulheres ainda realizam a maior parte do trabalho não remunerado em casa e enfrentam riscos econômicos decorrentes da Covid-19 maiores do que os homens.

O texto disse que a pandemia já aumentou a pressão domestica sobre as mulheres, já que as milhões de famílias confinadas pelos lockdowns exigem mais cuidados, limpeza e alimentação.

"A pandemia de coronavírus representa uma ameaça seria para o progresso da igualdade de gênero, e não podemos nos dar esse luxo", disse Carlien Scheele, diretora do Eige, em um comunicado.

O índice monitora a igualdade de gênero na União Europeia há uma década, medindo como as mulheres se saem contra os homens nas esferas do trabalho, dinheiro, conhecimento, tempo, poder e saúde.

Ele define a igualdade de gênero como "direitos, responsabilidades e oportunidade iguais de mulheres e homens" e atribui pontos a membros individuais, assim como ao bloco como um todo.

Se um ponto significa desigualdade e 100 significa paridade, a UE como um todo registrou 67,9 pontos de 100, mostrando uma melhoria média de meio ponto por ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade