PUBLICIDADE

Mundo

Estoque de urânio enriquecido do Irã cresce acima do teto do acordo, diz agência

30 ago 2019 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã foi mais longe na violação de um acordo nuclear com potências mundiais, aumentando seu estoque de urânio enriquecido e refinando-o a um nível de pureza maior do que o permitido, mostrou um relatório da agência atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira.

Diretor geral em exercício da Agência Intenacional de Energia Atômica, Juan Carlos Lentijo, em Viena, Áustria. 10/7/2019.  REUTERS/Lisi Niesner
Diretor geral em exercício da Agência Intenacional de Energia Atômica, Juan Carlos Lentijo, em Viena, Áustria. 10/7/2019. REUTERS/Lisi Niesner
Foto: Reuters

O Irã disse que violará um por um os limites impostos pelo acordo de 2015 às suas atividades nucleares, numa reação à decisão de Washington de abandonar o pacto no ano passado e reativar sanções econômicas conta o país.

    Em julho, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que fiscaliza o acordo, disse que o Irã ultrapassou tanto o limite de 202,8 quilos de estoque de urânio enriquecido quanto o teto de 3,67% de pureza a que tem direito de refinar urânio.

    Quase dois meses após superar os limites, o Irã acumulou 241,6 quilos de urânio enriquecido e o está enriquecendo a mais de 4,5%, indicou o relatório trimestral da AIEA a países-membros, ao qual a Reuters teve acesso.

    O estoque de urânio enriquecido iraniano ainda está bem abaixo das muitas toneladas que tinha antes do acordo. Seu nível de enriquecimento também está bem inferior aos 20% que atingiu antes do pacto e dos cerca de 90% que é considerado adequado para armas.

    Suas violações do acordo, portanto, não fizeram muita diferença em relação ao tempo que precisaria para obter material suficiente para uma bomba nuclear, se quisesse uma. O acordo, mediante o qual o Irã concordou com limites ao seu programa nuclear em troca de um alívio nas sanções, ampliou esse prazo de alguns meses para cerca de um ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade