PUBLICIDADE

Estados Unidos

Vídeo da morte de homem negro pela polícia provoca protestos

23 mar 2018 - 10h03
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes protestam contra a morte de homem negro desarmado pela polícia em Sacramento, Califórnia 22/03/2018 Kelley L Cox-USA TODAY Sports
Manifestantes protestam contra a morte de homem negro desarmado pela polícia em Sacramento, Califórnia 22/03/2018 Kelley L Cox-USA TODAY Sports
Foto: Reuters

Um vídeo de policiais matando um homem negro desarmado com vários tiros em Sacramento, capital da Califórnia, provocou protestos de rua, na quinta-feira, e levou o prefeito da cidade a se declarar "horrorizado".

A polícia disse que o vídeo, gravado por câmeras usadas pelos próprios agentes envolvidos na confrontação da noite de domingo, mostrou a vítima, Stephon Clark, de 22 anos, segurando um objeto que mais tarde se descobriu ser um celular, ao ser baleado 20 vezes.

O vídeo foi divulgado pela polícia na noite de quarta-feira e logo viralizou na internet.

O incidente de domingo foi o mais recente de uma série de assassinatos de homens negros desarmados cometidos por policiais nos Estados Unidos desde 2014, e que atiçaram um debate nacional sobre o viés racial do sistema de justiça criminal e o uso de força letal.

Mais de 200 manifestantes se reuniram na quinta-feira para denunciar o incidente em um protesto organizado pelo movimento Black Lives Matter. Os protestos foram pacíficos e a polícia permitiu que um grupo de manifestantes entrasse na rodovia interestadual 5 no horário de pico e bloqueasse todas as pistas rumo ao sul.

O tráfego ficou congestionado na rodovia, e também em grande parte do centro, durante horas.

Depois a multidão marchou para o Capitólio estadual e se reuniu diante da arena de basquete Golden 1 Center, impedindo a entrada de muitos torcedores que queriam ver uma partida entre o Sacramento Kings e o Atlanta Hawks.

"Eu perco uma noite de entretenimento, mas esta família sentirá essa perda para sempre", disse Frank Andersen, aposentado de 70 anos de Elk Grove, na Califórnia, ao caminhar com a esposa para seu carro.

Mais tarde os Kings emitiram um comunicado pedindo aos torcedores para voltar para casa e prometendo reembolsá-los pelos ingressos.

Horas depois o prefeito Darrell Steinberg disse a repórteres que ficou chocado com o vídeo.

A polícia de Sacramento disse que o incidente resultou de um relato de alguém quebrando janelas de carros em uma área residencial na qual mais tarde policiais encontraram três veículos danificados. A corporação afirmou que o suspeito também foi visto de um helicóptero quebrando uma porta de vidro de uma casa e depois saltando uma cerca para um jardim da casa ao lado.

Veja também

Vídeo mostra o momento em que carro autônomo do Uber atropela pedestre nos EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade