Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

'Vampetaço' contra Trump: entenda a reação dos brasileiros nas redes sociais contra tarifas

'Protesto' de internautas brasileiros inundou redes sociais do presidente dos EUA, apoiadores e do próprio governo estadunidense

16 jul 2025 - 18h10
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Brasileiros usaram o "vampetaço", compartilhando fotos do ex-jogador Vampeta nu, como protesto nas redes sociais contra as tarifas comerciais impostas pelos EUA sob a gestão de Donald Trump.
'Vampetaço' contra Trump: entenda a reação dos brasileiros nas redes sociais contra tarifas
'Vampetaço' contra Trump: entenda a reação dos brasileiros nas redes sociais contra tarifas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Internautas brasileiros protestaram, de sua própria maneira, após a publicação de um documento do governo dos Estados Unidos, que traz detalhes de uma investigação sobre 'práticas comerciais desleais' no Brasil, e inundaram as redes sociais do presidente dos EUA, Donald Trump, seus apoiadores e do próprio governo estadunidense com fotos do ensaio nu do ex-jogador Vampeta. 

A maior parte das publicações leva montagens com mensagens de apoio ao Brasil, cobrindo o órgão genital do ex-atleta. A prática é conhecida como 'vampetaço', movimento que acontece quando os internautas brasileiros querem provocar ou atacar alguma situação com potencial prejuízo ao País. 

Uma das montagens traz a mensagem: "Alô Trump, tira a mão do meu PIX", em resposta às acusações do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, sigla em inglês) de que o Brasil 'parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico'. 

Governo Lula faz post em resposta à investigação dos EUA sobre o Pix: ‘É nosso, my friend’:

As fotos de Vampeta, feitas para a revista 'G Magazine' em 1999, também já foram usadas em outros contextos internacionais. 

Um dos alvos foi o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após apontar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como 'persona non grata' por declarações pró-Palestina, em fevereiro de 2024. 

Elon Musk, dono do X, Tesla e SpaceX, também foi 'vítima' do 'vampetaço' após direcionar críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), ainda em 2024. 

Veja, abaixo, alguns exemplos do 'vampetaço' contra as tarifas de Trump:

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade