PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que "certamente parece" que jornalista está morto

Saudita Jamal Khashoggi não é visto desde 2 de outubro, quando foi a um consulado da Arábia Saudita em Istambul para recolher documentos

18 out 2018 - 18h16
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que "certamente parece" que o jornalista saudita Jamal Khashoggi está morto.

Khashoggi entrou no consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro, onde foi recolher documentos para o seu casamento, e não foi mais visto. Autoridades turcas têm dito acreditar que o jornalista, um crítico dos governantes sauditas, foi assassinado dentro do prédio e seu corpo foi retalhado e removido do local.

"Certamente parece isso para mim", disse Trump a repórteres na Base Aérea de Andrews, quando perguntado se Khashoggi estava morto. "É muito triste."

Presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista antes de embarcar no Air Force One
18/10/2018
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, dá entrevista antes de embarcar no Air Force One 18/10/2018 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Trump afirmou que está esperando por detalhes de "cerca de três investigações diferentes para que possamos chegar ao âmago" do desaparecimento de Khoshoggi.

Perguntado sobre quais seriam as consequências se líderes sauditas estivessem ligados ao desaparecimento do jornalista, Trump disse: "Bem, isso seria muito grave. Quero dizer, é ruim, mas vamos ver o que acontece."

Fontes turcas disseram à Reuters que as autoridades têm uma gravação em áudio indicando que Khashoggi, com residência nos EUA e colunista do Washington Post, foi morto.

Os sauditas têm negado veementemente as acusações, mas veículos de comunicação dos Estados Unidos informaram que autoridades sauditas vão reconhecer que ele foi morto em um interrogatório malsucedido. Trump especulou, sem fornecer evidências, de que "assassinos particulares" poderiam ser os responsáveis.

Veja também:

Na sala onde Facebook tenta uma guerra contra as notícias falsas:

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade