Superterça: por que votação em 15 estados é tão importante para eleição dos EUA
Esta terça-feira, 5, é um dia decisivo para a definição da disputa presidencial do país norte-americano
A chamada Superterça, que ocorre hoje, 5, nos Estados Unidos, é um dia-chave para a definição da disputa presidencial. Nesta terça, 15 estados americanos e um território de Washington vão definir os seus resultados das primárias.
No Partido Democrata, o presidente dos EUA, Joe Biden, domina as primárias e nenhum outro nome parece ter chances reais. Já no Partido Republicano, o ex-presidente americano Donald Trump aparece como favorito para se tornar o indicado pelos republicanos e disputa votos com a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.
Os vencedores das primárias vão se enfrentar na eleição dos Estados Unidos, em novembro de 2024. A seguir, o Terra reuniu uma série de informações sobre essa data tão importante para o país norte-americano. Entenda!
O que são as primárias?
As eleições primárias são o processo de escolha dos candidatos dos partidos que vão disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Cada estado faz uma eleição para votar em quem deseja como candidato do partido. O vencedor geral é coroado na Convenção Nacional Republicana (ou Democrata), que acontece em julho.
Nas primárias, a maioria dos estados realiza uma votação secreta, como em uma eleição geral. Alguns, no entanto, fazem os chamados caucus, que são reuniões de integrantes do partido que decidem seus candidatos.
A partir do número de votos que cada candidato recebe, ele 'ganha' um número proporcional de delegados para representá-los na convenção de julho. São os delegados que realmente selecionam o candidato que vai representar o partido em novembro.
O que é a Superterça?
A Superterça é o principal dia de votação das primárias devido a grande quantidade de estados que realiza o pleito nesta data. Hoje, 15 estados e um território de Washington realizam o pleito. No Partido Republicano, ao todo, 874 dos 2.429 delegados estão em disputa somente nesta terça.
Cada estado tem um número determinado de delegados e as regras de distribuição podem variar. Mas geralmente no Partido Republicano o método utilizado é o de "o vencedor leva tudo".
Quais Estados vão realizar as primárias hoje?
- Alabama;
- Alasca;
- Arkansas;
- Califórnia;
- Colorado;
- Maine;
- Massachusetts;
- Minnesota;
- Carolina do Norte;
- Oklahoma;
- Tennessee;
- Texas;
- Utah;
- Vermont;
- Virgínia;
- Samoa Americana, um território de Washington na Oceania.
Além desses, os resultados da disputa democrata em Iowa, que está sendo realizada por correio serão conhecidos nesta terça.
Qual é a importância da Superterça?
A Superterça pode ser a última chance de Haley impedir Trump de garantir a indicação presidencial republicana. Se ela tivesse vencido ou pelo menos chegado perto na Carolina do Sul ou no Michigan, a Superterça seria essencial para mostrar se ela conseguiria permanecer competitiva.
Como a maioria dos estados que votam hoje permitem que eleitores não afiliados participem, há uma chance de Haley conseguir uma porcentagem maior que o esperado. Já Trump é o favorito para alcançar os 1.215 delegados necessários para vencer as primárias republicanas, o que matematicamente pode ocorrer na próxima semana.
Uma vitória de Trump hoje pode aumentar a pressão para que Haley desista da disputa, mas ela diz que deseja permanecer até a Convenção Nacional Republicana, em julho.
Como estão as primárias democratas?
No Partido Democrata, Biden, o atual presidente dos Estados Unidos, obteve mais de 95% dos votos na Carolina do Sul e mais de 80% em Michigan.
Até o momento, não indica que a corrida seja competitiva. O único esforço contra Biden deve ocorrer no Colorado, com um grupo que pede para os eleitores votarem na opção "descomprometido" como uma forma de protesto ao governo.
Biden concorre contra o congressista Dean Philips e a escritora Marianne Williamson.
*Com informações do Estadão Conteúdo.