PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden segue em área restrita do aeroporto de Moscou

27 jun 2013 - 07h52
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O ex-prestador de serviço da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden ainda estaria em um aeroporto de Moscou nesta quinta-feira e autoridades disseram que ele não tinha nenhum voo reservado, apesar da pressão feita pelo presidente russo, Vladimir Putin, para ele deixar o país.

Snowden fugiu dos Estados Unidos para Hong Kong este mês depois de revelar informações sobre programas de vigilância secreta do governo dos EUA. De lá ele voou para Moscou, no domingo, e esperava-se que fosse para Havana na segunda-feira, mas ele não embarcou no avião que seguiu para Cuba.

O americano de 30 anos, que enfrenta acusações de espionagem nos Estados Unidos e pediu asilo político ao Equador, não é visto em público desde a chegada a Moscou. Autoridades russas disseram que ele permanece em uma área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo.

Uma fonte da companhia aérea russa Aeroflot disse que nem Snowden nem seu companheira de viagem Sarah Harrison, pesquisadora do Wikileaks, tinham feito reserva no voo desta quinta-feira para Havana. Um representante da Aeroflot havia dito anteriormente que Snowden não tinha reservado nenhum voo com partida nos próximos dias.

Um oficial da imigração disse que Snowden não solicitou visto para entrar na Rússia e que ele poderia permanecer na área de trânsito "enquanto ele quiser", sem necessitar de um visto de trânsito.

Putin rejeitou na terça-feira os pedidos americanos para extraditar Snowden para os Estados Unidos e disse que ele deveria escolher o seu destino e deixar o aeroporto de Moscou o mais rapidamente possível. O Equador disse que pode levar semanas para decidir sobre o pedido de asilo.

Ex-CIA abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade