PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pentágono: ataque no Texas não foi 'comandado' pelo EI

Terroristas reivindicaram a autoria do ataque que deixou dois mortos

7 mai 2015 - 18h12
(atualizado às 22h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia local e investigadores coletam provas no local do ataque, em Garland, em 4 de maio
Polícia local e investigadores coletam provas no local do ataque, em Garland, em 4 de maio
Foto: Laura Buckman / Reuters

O ataque a um centro onde se celebrava um concurso de caricaturas de Maomé no Texas (sul dos EUA) parece ter sido "inspirado" mas não "comandado" pelo grupo Estado Islâmico (EI), avaliou nesta quinta-feira o secretário americano da Defesa, Ashton Carter."Nossa impressão, após as investigações em curso, é que este ataque foi inspirado pelo EI, mas não comandado pelo EI, o que é muito diferente", avaliou Carter durante coletiva de imprensa.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os jihadistas reivindicaram a ação frustrada, na qual os dois atacantes armados com fuzis de assalto acabaram sendo mortos pela polícia, quando abriram fogo na parte externa do evento em Garland, subúrbio de Dallas.

"Mesmo assim é preocupante que haja indivíduos como estes que tomem o EI como inspiração", acrescentou.

Polícia investiga ataque em concurso de caricaturas no Texas:

É a primeira vez que o grupo armado EI, que se apoderou de amplas extensões do território do Iraque e da Síria, tentou atribuir a seus membros um ataque em solo americano.

Carter disse que o fato de a propaganda on-line do grupo no ataque do Texas dá "outro motivo de porque a derrota do EI é importante".

A Casa Branca havia informado no começo da semana que as agências de inteligência e policiais continuam investigando para determinar se o EI estava por trás do ataque em Garland.

Um dos atacantes, Elton Simpson, foi condenado a três anos de liberdade condicional em 2011, após mentir ao FBI sobre o planejamento de uma viagem à Somália. A promotoria alegou que tinha a intenção de viajar para lá para se somar à jihad, mas um juiz desconsiderou as acusações.

EUA: é prematuro vincular mortes no Texas ao EI:

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade