Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

No Estado-chave de Ohio, Romney acusa Obama de dividir a nação

4 nov 2012 - 19h19
(atualizado às 21h21)
Compartilhar

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, fez neste domingo sua penúltima parada em Ohio, considerado o Estado mais decisivo dessas eleições, onde acusou seu rival democrata, o presidente Barack Obama, de "dividir a nação". "Obama prometeu muito, mas, francamente, conseguiu muito pouco. Prometeu trabalhar com ambos partidos, mas foi agressivo, dividiu o país. Ignorou o Congresso em vez de trabalhar com ele", declarou o republicano.

Mitt Romney e a mulher, Ann, deixam o palco após o discurso do candidato em Cleveland, Ohio
Mitt Romney e a mulher, Ann, deixam o palco após o discurso do candidato em Cleveland, Ohio
Foto: Georgios Kefalas / EFE

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Faltando dois dias para as eleições americanas, os dois candidatos estão gastando seus últimos cartuchos nos Estados mais disputados, como Virgínia, Iowa, Flórida e New Hampshire, mas segundo os analistas, Ohio é a batalha mais importante. Romney encorajou os eleitores reunidos na cidade de Cleveland a votar pela "mudança", palavra de ordem em seus discursos durante os últimos dias de campanha, e assegurou que o voto republicano revela a preocupação com o futuro dos EUA.

"Vocês estão aqui porque estão preocupados com os EUA e espero que estejam todos aqui para celebrar a vitória de terça-feira. A mudança não se mede em palavras, mas em conquistas. E isso é o que faremos (o vice) Paul Ryan e eu", disse perante milhares de pessoas em uma das cidades mais populosas do Estado. O candidato republicano insistiu nas "promessas quebradas" do atual presidente americano e criticou suas políticas, alegando que "quase todas foram prejudiciais para a economia". "Disse que ia reduzir o déficit e o duplicou; que ia trabalhar para criar empregos e se dedicou a levar adiante o Obamacare (a reforma da saúde) que só os eliminou", ressaltou.

Romney não deixou escapar o recente dado do desemprego, que situou a taxa em escala nacional na sexta-feira passada em 7,9%, um décimo a mais que o dado anterior. "O desemprego é maior que quando Obama chegou à presidência. Disse que o reduziria para 5,2% e estamos em 7,9%. A resposta para este país são empregos e trabalharei nisso quando for eleito", prometeu o republicano em um dos Estados mais afetados pela crise econômica devido a sua forte rede industrial.

Romney voltou a citar sua intenção de aproveitar o comércio exterior com a América Latina e a insistir que eliminará todas as medidas da Administração democrata que tenham prejudicado o crescimento econômico. "Vou eliminar todas as medidas tomadas por Obama e que estão matando empregos e pela primeira vez os pequenos empreendedores saberão que seu presidente se preocupa com o que eles estão fazendo", afirmou, prevendo seu triunfo na próxima terça-feira.

Obama também viajará para Ohio hoje e visitará sua capital, Cincinnati, após passar por Concord (New Hampshire) e Fort Lauderdale (Flórida), e antes de fazer escala em Aurora (Colorado). Por sua parte, Romney viajou de manhã a Des Moines (Iowa), e depois de Cleveland se deslocará a Morrisville (Pensilvânia) e a Newport News (Virgínia).

Segundo uma enquete do canal "CNN" divulgada na sexta-feira, Obama supera Romney em Ohio por apenas três pontos (50% a 47%), uma vantagem que está dentro da margem de erro da pesquisa. Neste Estado votaram antecipadamente 1,6 milhões de pessoas, das quais 29% estão registradas como democrata e 23% como republicanas, enquanto as demais não estavam filiadas a nenhum dos dois.

O cômputo realizado regularmente pelo prestigiado centro de análise independente RealClearPolitics revela que Obama e Romney se encontram agora empatados em nível nacional, com 47,4% de apoio para o primeiro e 47,3% para o segundo. Amanhã os candidatos farão seu sprint final por outro punhado de Estados que definirão o resultado eleitoral, mas só coincidirão em uma cidade para o fechamento de sua campanha: Columbus, em Ohio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra