Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Milhares de americanos aclamam Obama novamente 'para a história'

21 jan 2013 - 20h28
(atualizado às 20h29)
Compartilhar

A segunda posse de Barack Obama "tem ainda mais significado", disse entusiasmada Audrey, uma enfermeira negra de 53 anos vinda da Flórida (sudeste) para celebrar nesta segunda-feira em Washington em meio a centenas de milhares de americanos a cerimônia pública de início do novo mandato do presidente.

Desde a madrugada, simpatizantes do 44° presidente dos Estados Unidos chegavam ao National Mall, uma grande esplanada em frente ao Capitólio, no coração da capital federal.

Um grande "Yeah!" veio da multidão quando Barack Obama fez em voz alta a sua promessa de "proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".

"Este é um momento incrível, eu queria que minha filha tivesse vindo", disse Carmen Green, da Louisiana.

Apesar da multidão, ainda havia partes de gramado visíveis no Mall, em uma fria manhã. As estimativas da polícia indicavam cerca de 800.000 espectadores na cerimônia, contra 1,8 milhão em 2009 que testemunharam o histórico momento quando um mandatário negro ocupava pela primeira vez a Casa Branca.

"Isto é a história. Isto é ainda mais significativo hoje porque esta é a segunda vez", ressaltou Audrey, que usava um gorro com as imagens de Obama e Martin Luther King, no mesmo dia em que os Estados Unidos lembram o dia deste defensor dos direitos civis, assassinado em 1968.

"Festejamos os dois hoje", saudou sua amiga Cynthia, uma professora negra de 38 anos que votou em Obama, assim como 93% dos eleitores negros do país.

"Da próxima vez será uma mulher!", prometeram ambas, que levavam bolsas com fotos de Obama ao lado de sua mulher, Michelle, e de suas filhas Malia e Sasha.

Diante de um posto de vendas de produtos da posse, Sonya Ragland, de Louisville, Kentucky, escolhia entre duas camisas: "Estou emocionada. Esta é uma oportunidade única na vida, e a marcha foi há 50 anos", lembrou ela, referindo-se ao ato em favor dos direitos dos negros de agosto de 1963.

Para Nicole Watters, vinda de Houston, Texas (sul), junto com alguns amigos, também se tratava de estar lá "para a história". Enquanto isso, sua vizinha Shonda exibia orgulhosa a sua echarpe com o nome "Obama".

"Eu não estava aqui em 2009. Queria ver uma vez na minha vida a posse de um presidente. E esta é a única vez em minha vida que vou ver a tomada de posse de um presidente negro", explicou Watters emocionada.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra