Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Loretta Lynch será primeira secretária de Justiça negra

Loretta Lynch tem como histórico de carreira a atuação no combate a corrupção, crime organizado e terrorismo

23 abr 2015 - 16h12
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (23) a procuradora-geral Loretta Lynch como chefe do Departamento de Justiça, o que a torna a primeira mulher afro-americana a ocupar esse cargo.

Loretta Lynch atuava como procuradora no Distrito Leste de Nova York desde maio de 2010
Loretta Lynch atuava como procuradora no Distrito Leste de Nova York desde maio de 2010
Foto: DOJ / Divulgação

Cinquenta e seis senadores, de um total de 99, votaram a favor desta mulher de 55 anos que atuou supervisionando vários casos de corrupção, crime organizado e terrorismo. 

No início de novembro, o presidente Barack Obama designou Loretta Lynch, atualmente procuradora federal do Brooklyn (Nova York), para suceder Eric Holder, também afro-americano, que anunciou em setembro passado sua decisão de abandonar o cargo que ocupa desde 2008.

Mas a nomeação da primeira mulher negra a ocupar este cargo precisou ser confirmada pelo Senado. Lynch se apresentou em várias audiências a uma comissão do Senado, mas a confirmação foi retardada até esta quinta-feira pelos republicanos, que controlam Câmara e Senado.

Filha de uma bibliotecária e de um pastor da igreja Batista, nascida na Carolina do Norte, em 1959, Lynch é descrita pela Casa Branca como uma procuradora "forte e independente".

Lynch, graduada pela Universidade de Harvard, já havia ocupado o cargo de procuradora federal do distrito leste de Nova York de 1999 a 2001, sob o mandato do presidente Bill Clinton. Ela supervisionava casos criminais do Brooklyn, Staten Island, Queens e Long Island.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade