Incêndios causam colunas de fumaça de 7 km de altura nos EUA
Imagens divulgadas pela Nasa nesta terça-feira mostram a fumaça causada pelos incêndios que atingem a região da Califórnia, nos EUA. Na fotografia, tirada por satélite, uma coluna de fumaça de mais de 7km de altura pode ser visto na região onde fica a cidade de Los Angeles.
A imagem, obtida no domingo, também mostra que o vento espalha a densa fumaça preta por centenas de quilômetros no interior do país. Os incêndios que já duram seis dias destruíram mais de 42 mil hectares e arrasaram 50 casas.
O incêndio Station, o maior dos vários que afetam a Califórnia no fim do verão (hemisfério norte), avançava hoje pela densa vegetação das colinas nas montanhas San Gabriel, deixando para trás uma faixa queimada de Altadena até o deserto.
Na segunda-feira, o fogo avançou para o oeste, causou novas evacuações na área de Sunland-Tujunga e se aproximou a poucos quilômetros de Santa Clarita. O jornal Los Angeles Times indicou hoje que, apesar da extensão do fogo, que cobre cerca de 40 km de leste a oeste e 30 km do norte ao sul, "os agressivos esforços dos bombeiros em terra e por ar conseguiram conter as chamas a áreas na maioria despovoadas".
As autoridades concentraram desde segunda-feira seus esforços em derrubar galhos e abrir trincheiras para salvar o Observatório Mont Wilson e um conjunto de torres de comunicação usado por quase 50 estações de rádio e televisão e agências do governo dos EUA.
As condições poderiam tornar-se mais perigosas se o fogo chegar às comunidades nos vales Antelope, Santa Clarita e San Gabriel. Os responsáveis governamentais ordenaram a evacuação de mais de 6 mil casas e não se espera que o fogo seja contido até a próxima semana.
Com informações da EFE.