Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Forte nevasca castiga os EUA e atrapalha comércio e transporte

3 fev 2011 - 15h38
(atualizado em 3/2/2011 às 14h59)
Compartilhar

Uma imensa tempestade de inverno atingia os Estados Unidas na quarta-feira, paralisando regiões do Meio-Oeste, golpeando forte a região nordeste e atrapalhando o comércio, voos e outros meios de transporte.

2 de fevereiro - Motoristas foram obrigados a abandonar seus veículos devido à alta camada de neve na pista em estrada de Chicago
2 de fevereiro - Motoristas foram obrigados a abandonar seus veículos devido à alta camada de neve na pista em estrada de Chicago
Foto: AP

Grandes indústrias automotivas fecharam suas fábricas em seis estados do Meio-Oeste e em Ontario. A tempestade também paralisou a movimentação de grãos e de gado. Atingindo cerca de 30 Estados e um terço da população norte-americana, a tempestade ia do Novo México até o Maine enquanto se movia em direção nordeste, onde uma nevasca atormentava quem tentava se deslocar pela manhã na cidade de Nova York.

A estimativa era de que Chicago tivesse a maior nevasca em mais de 40 anos, com 54 cm de neve prevista para até o fim da quarta-feira. Um acúmulo de 30 cm de neve ou mais foi registrado de Oklahoma City a Kansas City e Indianapolis.

O site flightaware.com, que acompanha as informações sobre cancelamentos de voos, disse que mais de 5 mil voos haviam sido cancelados nos EUA até aquele momento na quarta-feira. Milhares de voos também foram cancelados na terça-feira. Mais de 375 mil clientes ficaram sem energia numa área que foi do Texas a New England e até no Canadá.

A cidade de Nova York foi atingida pelo gelo, e não a neve. O serviço ferroviário entre Nova Jersey e Nova York foi suspenso em razão do gelo nas linhas de energia, informaram as autoridades. A atividade em Wall Street, no entanto, não sofreu impacto com a tempestade. Os mercados abriram no horário e muitos trabalharam de suas casas.

A tempestade gigante deu seu golpe mais forte no Meio-Oeste, lançando mais de 7,5 cm de neve por hora em Chicago durante a maior parte da noite, além de ventos de mais de 65 km/h. Os dois principais aeroportos de Chicago cancelaram, ao todo, 2 mil voos, informou o Departamento de Aviação da cidade. Entre os negócios afetados pela tempestade estavam os laboratórios Abbott, que fecharam a sede perto de Chicago em quarta-feira.

Colaborou com esta notícia o internauta Gustavo Souza Rosa, de Florianópolis (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Reuters
vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra