Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: produtores de maconha avançam sobre pequenas fazendas

17 out 2011 - 11h30
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

Os produtores de maconha do Estado da Califórnia vêm adotando uma nova estratégia para o cultivo da droga. De acordo com informações da agência AP, as grandes plantações da cannabis sativa, historicamente utilizadas no Estado, têm sido trocadas por menores unidades de cultivo, localizadas em fazendas ou pequenas propriedades rurais.

A nova estratégia se estrutura em uma lei do Estado da Califórnia de 1996, que autoriza o uso e mesmo o cultivo da maconha por pacientes com prescrição médica. A foto mostra o caso típico: um pequeno lote privado sendo usado para o cultivo da droga, mas com destino distinto do previsto na lei
A nova estratégia se estrutura em uma lei do Estado da Califórnia de 1996, que autoriza o uso e mesmo o cultivo da maconha por pacientes com prescrição médica. A foto mostra o caso típico: um pequeno lote privado sendo usado para o cultivo da droga, mas com destino distinto do previsto na lei
Foto: AP

O objetivo central do novo procedimento é escapar da fiscalização estatal de combate à droga. Em 2010, segundo a AP, 4,3 milhões de plantas de maconha foram confiscadas pelos agentes públicos, causando um prejuízo de bilhões de dólares à indústria dos narcóticos. Este ano, no entanto, a fuga das grandes plantações já fez cair pela metade a apreensão.

A busca pelas pequenas propriedades está ancorada na lei californiana de 1996, que autoriza o uso e mesmo o cultivo de maconha a pacientes com prescrição médica para o uso da droga. Assim, os grandes produtores têm encontrado em pequenos proprietários de imóveis rurais - ou mesmo fazendeiros que queiram incrementar seus lucros - a saída para manter o cultivo fora do alcance do poder público.

Geograficamente, a mudança da estratégia desloca a maconha das montanhas - territórios antigamente mais isolados do foco dos investigadores - para as pequenas propriedades no Vale Central da Califórnia. A situação do Condado de Fresno é exemplar: o confisco de plantações nas montanhas caiu de uma média de 70 para 9 em 2011, enquanto que os casos de fazendas aumentaram de 37 para 121.

Alguns pequenos proprietários, quando abordados pelos fiscais, aceitam desfazer-se das plantas; trata-se, porém, de um processo trabalhoso e demorado. As autoridades acreditam ainda que grande parte da produção da nova estratégia encontrada pelos produtores seja exportada até mercados dos Estados do Texas, de Illinois e Boston.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra