1 evento ao vivo

EUA lamentam asilo russo a Snowden: "estamos decepcionados"

1 ago 2013
14h25
atualizado às 15h23
  • separator
  • 0
  • comentários

Os Estados Unidos estão revisando a realização de uma cúpula entre o presidente Barack Obama e seu colega russo Vladimir Putin em setembro, depois da decisão de Moscou de conceder o asilo temporário ex-técnico da inteligência americano foragido Edward Snowden.

Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

"Estamos extremadamente decepcionados", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. "À luz destes fatos, estamos avaliando os planos de uma cúpula", acrescentou.

Obama e Putin têm agendada uma reunião à margem da cúpula do G20, que acontecerá em São Petersburgo no início de setembro. Mas o encontro parecia ter sido colocado em dúvida ante as várias tensões na relação entre Washington e Moscou, incluindo o caso Snowden, o conflito na Síria e condenação do líder opositor russo Alexei Navalny.

Após passar mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo, em Moscou, Edward Snowden recebeu nesta quinta-feira o documentos de asilo temporário,  que lhe garante o direito de viver e trabalhar durante um ano em território russo. Ele é procurado pelo governo dos Estados Unidos por denunciar programas secretos de vigilância.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade