PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Detroit elege primeiro prefeito branco em 40 anos

6 nov 2013 - 03h27
(atualizado às 07h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Os eleitores de Detroit escolheram o promotor e ex-diretor de hospital Mike Duggan para a Prefeitura da cidade
Os eleitores de Detroit escolheram o promotor e ex-diretor de hospital Mike Duggan para a Prefeitura da cidade
Foto: AP

Detroit, a cidade conhecida como "a capital do automóvel" e que declarou no último mês de julho a maior falência municipal da história dos Estados Unidos, elegeu nesta terça-feira seu primeiro prefeito branco em quase 40 anos, segundo as projeções da imprensa local.

Os eleitores de Detroit, mais de 80% deles negros, escolheram o promotor e ex-diretor de hospital Mike Duggan para a Prefeitura da cidade. Com quase 70% das urnas apuradas, Duggan liderava com 10 pontos de vantagem sobre seu rival (55% a 45%).

Duggan terá agora que tramitar as ajudas federais para que a cidade inicie projetos de reabilitação e segurança pública após a declaração de falência.

A "capital do automóvel" está em queda livre desde os anos 1990 e, após as gestões nefastas de prefeitos e a crise financeira de 2008, acabou declarando moratória.

A cidade perdeu 60% de sua população desde os anos 1950, até chegar aos 700 mil habitantes. Somente entre 2000 e 2010, a cidade perdeu um quarto de seus moradores. Com isso, partes inteiras da cidade foram abandonadas e se transformaram em bairros fantasmas.

Além de Detroit, ocorreram hoje eleições para prefeito em cidades como Nova York, Boston, Atlanta, Miami e Seattle.

Em Boston o ganhador foi o ex-dirigente sindical e legislador estadual Martin Walsh, que derrotou o vereador John Connolly para suceder Thomas Menino, que esteve no comando da cidade durante os últimos 20 anos.

Em Miami, o político de origem cubana Tomás Regalado foi eleito com amplo apoio dos eleitores, próximo de 78%.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade