PUBLICIDADE

Estados Unidos

Era para ser uma festa, lamenta brasileiro após explosões

15 abr 2013 - 18h54
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo agências internacionais, segurança desativou duas bombas
Segundo agências internacionais, segurança desativou duas bombas
Foto: Reuters

Para o atleta brasileiro Marcos Bigon Giari, que participou da Maratona de Boston, onde explosões mataram duas pessoas e deixaram dezenas de feridos, nesta segunda-feira, um evento que era para ser uma celebração terminou por resgatar a memória, em menor proporção, do que foram os atentados de 11 de setembro para os Estados Unidos. 

"É um absurdo isso acontecer em um evento esportivo, as pessoas vêm aqui para participar de uma festa... a gente hoje está sentindo, em menor proporção, o que aconteceu em 2001. A gente pensa que americano é neurótico com segurança, mas tem que ser", afirma o brasileiro Marcos Bigon Giari, integrante da equipe MPR Assessoria Esportiva Santos, que levou 21 competidores para os EUA. 

Giari conta que terminou a prova cerca de 50 minutos antes das explosões, e ficou sabendo do que aconteceu pela TV. "Um colega nosso desceu ao saguão do hotel, mas está uma verdadeira confusão, tem muita gente chorando... nós brasileiros não estamos acostumados com uma coisa dessas", afirma. "A gente não imagina que possa acontecer uma coisa dessas, porque era uma festa, um clima de confraternização".

Segundo ele, ao percorrer os mais de 40 quilômetros da prova, passou por algumas cidades, viu famílias nos gramados acenando para os atletas, crianças e muita festa. "Corremos por uma estrada passamos pelas casas, naquele padrão americano, sem muros, com todo mundo na rua, famílias, idosos, colégios cheios de crianças, asilo, é uma festa, e americano faz bem isso, mas acabou tudo, não sabemos nem o que vamos fazer", diz, sem saber nem se vai conseguir voltar para o Brasil na data marcada.

O atleta diz que a Maratona de Boston é um sonho para maratonistas, que lutam para conseguir o índice que permite a participação. "Existe uma grande emoção por estar aqui. O mundo inteiro está aqui, é uma grande confraternização, a cidade tem orgulho de receber os atletas", afirma.

Infográfico - bomba na Maratona de Boston
Infográfico - bomba na Maratona de Boston
Foto: Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade