PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Ted Cruz confirma ser pré-candidato republicano às eleições de 2016 nos EUA

23 mar 2015 - 04h14
(atualizado às 04h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador republicano pelo Texas, Ted Cruz, confirmou nesta segunda-feira sua intenção de concorrer à indicação de seu partido para se candidatar a presidência dos Estados Unidos para 2016.

"Concorro para presidente e espero ganhar seu apoio", escreveu em sua conta no Twitter o senador, uma das cabeças do movimento ultraconservador do "Tea Party".

É o primeiro republicano a anunciar oficialmente sua aspiração presidencial, o início de uma longa corrida até as eleições de novembro de 2016.

A imprensa especulava que Cruz confirmaria sua intenção de concorrer à candidatura republicana em um ato na Liberty University de Lynchburg, na Virgínia, mas ele decidiu se adiantar nas redes sociais.

Cruz é uma das jovens estrelas em ascensão e uma das figuras mais controvertidas do partido republicano, conhecido por seu ceticismo em relação ao setor mais moderado do partido e sua crítica frontal às políticas do presidente, o democrata Barack Obama.

Em abril outros possíveis pré-candidatos republicanos, como os senadores Rand Paul, de Kentucky; e Marco Rubio, da Flórida, devem anunciar sua intenção de se apresentarem também como candidatos.

Entre os conservadores, outras figuras confirmaram sua intenção de participar das primárias, como o ex-governador da Flórida Jeb Bush, mas não formalmente.

Já no lado democrata as opções parecem concentradas exclusivamente em torno da ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, que ainda não confirmou, mas nunca negou sua pré-candidatura, e só indicou que tomará uma decisão no meio deste ano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade