Republicanos recuperam governo da Carolina do Norte após 20 anos
O republicano Pat McCrory ganhou o governo da Carolina do Norte, um estado controlado durante os últimos 20 anos pelos democratas, e prometeu que trabalharia com "todos" durante seu mandato.
"Hoje começa o retorno à prosperidade à Carolina do Norte porque vivemos no melhor estado do país. Prometi a vocês uma campanha positiva e isso é o que fiz", afirmou McCrory, acompanhado por cerca de duzentos seguidores em um hotel do centro de Charlotte.
McCrory foi governador de Charlotte, a maior cidade do estado, de 1995 a 2009 e hoje se tornou também o primeiro político procedente desta cidade a chegar ao posto executivo mais importante de Raleigh, capital do estado, em 92 anos.
Ainda não está clara a posição do carismático político, de 56 anos, com os hispânicos: se obedecerá à ala de direita do Partido Republicano, que defende por estabelecer restrições aos imigrantes ilegais, ou escutará o âmbito empresarial, que procura a mão de obra hispana.
Em seus sete períodos reeleito consecutivamente para a Prefeitura de Charlotte, McCrory governou com bonança econômica na medida em que a população latina experimentava um crescimento extraordinário.
Durante os bons tempos, se mostrou amigo dos hispânicos, participava das festas comunitárias e agradecia o trabalho dos funcionários da construção, que foram pilar fundamental para a edificação dos projetos de infraestruturas da cidade.
McCrory formou um comitê de estudo municipal - único no país - para recopilar informação e sugestões sobre como abordar o assunto dos imigrantes ilegais.
McCrory perdeu em 2008 para a governadora democrata, Beverly Perdue, que nesta ocasião decidiu não tentar a reeleição, e desta vez venceu o vice-governador, Walter Dalton.